29/01/2013

Dom Alberto explica como foi a elaboração do Retiro Popular 2013


André Alves
Da Redação


Canção Nova
Dom Alberto Taveira é Arcebispo de Belém do Pará
O livro Retiro Popular 2013, escrito por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará, chega às mãos dos católicos neste ano como uma proposta alternativa para quem deseja viver bem o Tempo Litúrgico da Quaresma. 
O tradicional livro de orações foi lançado no último domingo, 27, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e traz um questionamento do Evangelho de São João, a partir de um diálogo de Jesus com os discípulos: "A quem iremos, Senhor?" (Jo 6, 66-68).
A proposta da interrogação direciona toda a dinâmica do livro. Dom Alberto explica que para chegar a esse tema, com o auxílio do Espírito Santo, foi percebendo a quantidade de perguntas e de problemas que existem no coração humano. A partir disso, ele foi construindo as etapas do retiro, fazendo com que cada capítulo do livro fosse baseado nas perguntas das pessoas a Jesus e de Jesus às pessoas.
“Quando o Senhor falou da Eucaristia, no final do discurso do Pão da Vida (cf. Jo 6), muitos quiseram ir embora. E Ele então perguntou aos discípulos: ‘Vocês não querem ir embora?’ A resposta de Pedro foi esta: ‘A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna.’ Quero ir ao encontro dessas interrogações que estão no coração de tanta gente."
Além deste diálogo principal, o livro traz ainda outras interrogações de personagens bíblicos como, por exemplo, as do diálogo entre Jesus e os primeiros discípulos: "'O que vocês querem?' – perguntou Jesus. Os discípulos perguntam também: 'Onde moras?'" (Jo 1, 35). Outro questionamento de Jesus que, segundo Dom Alberto, remete os fiéis ao Ano da Fé está na conversa com o cego de nascença: “Você acredita no Filho do Homem?" (Jo 9,35). 
"São esses assuntos que coloquei no Retiro para que quem o fizer, descubra, nas suas perguntas, o caminho para a resposta", ressaltou.
Novidades 
Como novidade para esse ano, o livro propõe uma Lectio Divina para cada semana, podendo ser rezada na segunda-feira com o tema proposto. Nos demais dias, o fiel mesmo buscará os textos e, então, fazer a leitura orante da Palavra de Deus. Para os domingos, Dom Alberto sugere como prática do Retiro a participação na celebração da Eucaristia: "Fazer Retiro Popular no domingo é ir à Missa". 
Outra inserção foi o ítem "Fazer bem feito". "Acrescentei esse tópico em cada semana do Retiro. A intenção é que as pessoas ponham em prática o Retiro Popular, vivendo bem aquilo que já fazem: oração da manhã, da noite, das refeições e daí por diante. Além de, como sempre me pedem, indicação para a oração do Rosário e para a Via Sacra, com um texto belíssimo escrito por João Paulo II".
O arcebispo explica que a sociedade vive um tempo em que as famílias não conseguem mais transmitir a fé como outrora e que o grande caminho é o da conversão. Para ele, essa conversão acontece diariamente, na vivência da Palavra de Deus, conquistando no dia a dia a vida eterna. 
O Retiro Popular pode servir de orientação para viver o tempo quaresmal que, segundo a Igreja Católica, é ocasião para intensificar a busca pela conversão. O livro, publicado pela Editora Canção Nova, pode ser adquirido pelo fone (12) 3186 2600 ou pelo site www.loja.cancaonova.com.

Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário