04/01/2013

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam à diocese de Criciúma


Peregrinacao_JMJ_Criciuma_2013Alegria e ansiedade já tomam conta do povo da diocese de Criciúma (SC), isso por conta da chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Mais de quatro horas de viagem terá a comitiva organizada pelo Setor Diocesano de Juventude da diocese até chegar antes da missa, marcada para as 10 horas, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.
Na tarde de quinta, 3 de janeiro, o bispo diocesano, dom Jacinto Inácio Flach, acompanhado de dois coordenadores do Setor Juventude, Marcos Tramontin e Diego Vieira, concedeu uma entrevista coletiva aos meios de comunicação da região, com o propósito de fazer conhecer a proposta da JMJ e o itinerário de passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.
Dom_Jacinto_Flach_2013Para dom Jacinto, a peregrinação da Cruz deve motivar ainda mais o protagonismo dos jovens na Igreja. “Todos devemos ter algo grandioso dentro de nós, que é a nossa fé. Queremos que os jovens e todos sonhem com um mundo mais bonito. O jovem não tem medo de grandes desafios. Quando ele sabe que vale à pena e que aquilo dá sentido à sua vida, ele deve experimentar”.
Os símbolos já tocados por milhões de jovens no mundo inteiro preparam as dioceses brasileiras para o maior evento realizado pela Igreja Católica. “Não existe evento global que mobilize mais pessoas que a JMJ”, pontua dom Jacinto Flach. A cidade do Rio de Janeiro (RJ) aguarda mais de dois milhões de jovens do Brasil e do mundo nos dias 23 a 28 de julho de 2013.
Os Símbolos da JMJ chegam à diocese por volta das 16 horas desta sexta, com a acolhida na Paróquia Imaculado Coração de Maria, logo ao pé da serra, em Lauro Müller, e percorrem um longo caminho pelas comarcas até a tarde da segunda-feira, quando serão enviados à diocese de Tubarão.
“A Jornada não deve ser somente um grande encontro, mas construir um caminho de preparação e engajamento dos jovens em suas comunidades”, afirma o jovem Marcos Tramontin.
De acordo com Diego Vieira, o momento da passagem dos Símbolos será muito marcante para o povo da diocese. “Nem todos os jovens poderão ir ao Rio de Janeiro, mas poderão vivenciar um pouco da Jornada, chegando perto dos símbolos”, enfatiza.
Atividades focam a juventude
Até as semanas que antecedem a JMJ Rio 2013, mais de 400 jovens da diocese deverão inscrever-se para participar do evento, segundo estimativas do Setor Juventude. Até lá, a Igreja diocesana se prepara para celebrar diversas atividades com os olhos voltados para a juventude, entre eles a Campanha da Fraternidade 2013 e a pré-jornada, ou Semana Missionária, quando a diocese de Criciúma poderá receber até 250 jovens estrangeiros que participarão do encontro mundial.
CNBB

Nenhum comentário :

Postar um comentário