11/02/2013

Autorizadas 500 vagas de analista do INSS

Planejamento liberou realização de concurso. Edital será publicado, no máximo, até agosto
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está autorizado a realizar um novo concurso para o cargo de analista do seguro social. A confirmação se deu por meio de portaria assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de fevereiro.

INSS sai na frente em um ano que promete muitas seleções nacionais de grande projeção Foto: Arquivo

A liberação para o provimento deste cargo era aguardada desde 2011, quando o INSS obteve autorização para realizar concurso para os cargos de técnico do seguro social e médico perito previdenciário processo de seleção realizado ao longo de 2012 e cujos aprovados estão sendo nomeados. O cargo de analista acabou de fora, mas um acerto entre o Ministério da Previdência e o Ministério do Planejamento dava conta da liberação para o concurso de analista no fim de 2012. Isso não aconteceu. Em parte, em virtude do atraso na aprovação do Orçamento enviado pelo governo ao Congresso em agosto do ano passado. O texto deve ser votado nesta semana depois de encerradas as eleições dos novos presidentes da Câmara dos deputados e do Senado.

Fazendo as contas

O principal foco do INSS para novas seleções é o cargo de analista. No entanto, como o orçamento prevê o preenchimento de 2.300 vagas no órgão e nem todas devem ser preenchidas com os aprovados do concurso do ano passado, é possível que haja novas autorizações ao longo de 2013. O cargo de técnico, que exige o nível médio, mantém a demanda aquecida por novos servidores. Certo é que o INSS sai na frente em um ano que promete muitas seleções nacionais de grande projeção (Bacen, Correios, MPU, PRF, PF etc).

Mais detalhes

O último concurso para analista, realizado em 2008 pela Funrio, contemplou apenas a especialidade de assistente social, com 900 oportunidades. Havia um acerto informal entre Planejamento e INSS de que a modalidade serviço social passaria ao largo dessa nova oferta. A tendência é que esta seleção contemple diversas áreas como arquitetura, arquivologia, administração de empresas, biblioteconomia, ciências da computação, ciências contábeis, direito, engenharia, estatística, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional, assim como a seleção para 600 vagas aberta no fim de 2007, sob a organização do Cespe/UnB.

A remuneração atual para analista é de R$ 5.538, já com gratificações por atividade executiva e por desempenho, além do auxílio-alimentação, totalizando R$ 5.911. Um reajuste salarial acordado com o governo federal, no entanto, também entra em vigor em 2013. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário