10/03/2013

Poetas unidos pela paz na Colômbia


MUNDO
Proposta ação poética a nível mundial
Texto Francisco Pedro | Foto DR | 10/03/2013 | 08:10
A convite do Movimento Mundial da Poesia, mais de 700 escritores e intelectuais, de 138 países, assinaram uma declaração de apoio ao processo de paz entre o governo colombiano e as forças revolucionárias
IMAGEM
«A poesia, profundamente inspirada na necessidade de paz no mundo, está destinada a transformar e renovar o espírito humano, recordando aos povos da terra as suas raízes, a salvaguarda da natureza e o dever da unidade espiritual e da solidariedade». Esta é a convicção dos 728 escritores e intelectuais, de 138 países, que assinaram um documento de apoio ao processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FRAC). 

«O povo colombiano é vítima de uma guerra de mais de meio século, que tem afetado a estabilidade política da América do Sul. Este conflito deixou mais de um milhão de mortos, e uma quantidade maior de feridos, mutilados, desaparecidos, prisioneiros e exilados. Mais de quatro milhões de colombianos foram desalojados das suas terras, que estão hoje nas mãos dos senhores da guerra», pode ler-se na declaração, a que deram o título «Forças da poesia mundial pela paz na Colômbia». 

No seguimento desta iniciativa, promovida pelo Movimento Mundial de Poesia, os subscritores do documento convocam os escritores de todos os continentes a participarem numa «ação poética mundial», entre 9 e 21 de maio, com leituras coletivas de poemas, concertos, e atividades artísticas de apoio ao diálogo para que se alcance a paz definitiva na Colômbia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário