09/04/2013

100 anos de dona Diva têm festejos em Cariús

Durante a festa, estiveram presentes os governadores do Ceará, Cid Gomes, e de Tocantins, Siqueira Campos , além de outras autoridades Foto: Honório Barbosa
Cariús. "Que alegria, eu estou muito feliz!" . Essa frase foi repetida várias vezes pela professora Diva Targino Cavalcante, ao comemorar os 100 anos de vida. No sábado passado, os governadores de Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, e do Ceará, Cid Gomes, compareceram à sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Cariús, em homenagem à aniversariante, ao lado de ex-alunos e autoridades da região.

Siqueira Campos é cearense de Cariús, exerce o quarto mandato, como governador daquele Estado, e na infância foi aluno da professora Diva Targino.

"É uma admirável mulher, que estava à frente de seu tempo e com a força do amor e da dedicação, educou e transmitiu conhecimentos a muitas crianças e adolescentes", disse. Em homenagem à ex-professora, o governador outorgou a comenda Honra ao Mérito Tocantins.

Siqueira Campos veio acompanhado da esposa, Marilúcia Uchoa Campos, de alguns filhos, secretários, e trouxe vários cartazes, dentre eles, um que destacava: "A namorada que sonhei". Indagado sobre o porquê da frase, recordou: "Era uma criança de dez, onze anos, e todo menino acaba se apaixonando pela professora. Tenho muitas boas lembranças da minha infância nesta cidade".

Origens

Cid Gomes disse que fez questão de receber e acompanhar o governador Siqueira Campos a Cariús. "É uma demonstração de que ele não esquece as origens e valoriza o seu passado", observou. Mais tarde, durante a solenidade no legislativo municipal, lembrou que Diva tem origem no termo divina. "É uma pessoa iluminada, cheia de energia positiva e que no primeiro olhar, no primeiro minuto, contagia", expressou. "A sua vida foi dedicada a transmitir o saber".

O governador Cid Gomes surpreendeu a todos a anunciar o presente que daria à aniversariante e ao povo de Cariús. "Hoje estou feliz, apesar dos últimos problemas, e vou mandar fazer o projeto e construir a estrada que liga Cariús à CE-060, na localidade de Umarizeira". Diante do anúncio, o governador foi muito aplaudido. "Fazer cem anos, merece uma celebração". A rodovia é uma reivindicação antiga daquela comunidade.

O fim de semana foi de festa nesta cidade em homenagem à professora Diva Targino. No sábado à noite, foi celebrada missa em ação de graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo padre Iranildo Melo dos Reis. Depois, houve confraternização no Grêmio Recreativo sob a coordenação da Associação Comunitária Bote Fé na Juventude.

No domingo, à noite, o cantor Zé Vicente fez show e ao longo do dia houve apresentações artísticas e culturais de teatro, jograis e recitação de poesias.

Ao longo de 2013, será celebrado o Ano das Divas com homenagens mensais a uma mulher de destaque viva ou ´in memorian´. O jovem Wesley Rodrigues disse que a professora Diva Targino ´abriu as portas do saber para muitas gerações´.

Diploma

A homenageada também recebeu diploma da Associação Brasileira da Melhor Idade, entregue pela presidente da Câmara, vereadora, Edna Elma Pereira.

A vereadora Veroneide Ferreira fez referência à biografia da professora Diva Targino. "É a memória viva da cidade e muitos recorrem a ela para pesquisar sobre o passado, histórias do açude que não foi construído, do trem e das secas", afirmou emocionada a parlamentar.

O diretor do Banco Mundial (Bird), Antonio Gomes Pereira, que mora em Washington, nos Estados Unidos, ex-aluno, observou: "Era uma professora completa, que se aproximava dos alunos, entendia a suas dificuldades e ensinava com amor".

O professor universitário e ex-aluno da professora Diva, Pedro Almeida, homenageou a mestra centenária. "Dois governadores, ex-alunos e moradores estão na ribalta da vida para aplaudir a mestra que é uma bênção para todos nós". Diva Targino nasceu em Capistrano de Abreu.

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário