Em geral, pouco se sabe das dúvidas masculinas sobre moda e estilo. Há quem diga que nem existem. Na internet, porém, elas se revelam. Blogs feitos por homens para falar sobre moda masculina ganham espaço num circuito dominado pelas mulheres. Com garantia de anonimato, homens ávidos por se vestir bem perguntam aos blogueiros mais do que como dar nó em gravata. Querem saber como comprar um bom sapato ou se vale a pena investir num casaco como um trench-coat (tradução: modelo que vai até o joelho). Para conseguir o melhor resultado, esses homens tiram fotos de si mesmos com as peças que usarão num evento e mandam por e-mail para os blogueiros darem sugestões.
“Os homens estão consumindo mais moda”, afirma Marcelo Prado, diretor do Instituto de Estudos e Marketing Social. “Buscam opções para usar além do ambiente do trabalho. Isso tem movimentado o mercado.” Novos livros sobre moda masculina foram lançados recentemente para ajudar o homem a se encontrar em meio às araras. Entre eles está Manual de estilo (Companhia Editora Nacional), da revista americana Esquire, reconhecida mundialmente pelas produções de moda masculina. Lojas de luxo, antes com confecções apenas para mulheres, lançaram coleções masculinas. O grupo Restoque, da grife feminina Le Lis Blanc, criou no ano passado sua marca para homens, a Noir, Le Lis.
Diante de tantas novidades, o trabalho dos blogueiros vai além de dizer o que combina ou não. Eles ajudam os internautas a perceber o que funciona com o corpo, o estilo e a personalidade de cada um. Todos concordam que investir em peças com tecido e corte de boa qualidade é fundamental para se vestir bem. E que qualquer um pode ser arrojado sem perder a elegância e a espontaneidade.
Revista Época
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