Perder 40 kg comendo o que gosta e sem apelar para remédios. Difícil, não? Pois foi uma meta conquistada pelo médico Evandro Teixeira Lima, no período de um ano. Clínico geral residente em Fortaleza (CE), ele conta que passou por muitas experiências até conhecer o tradicional método de reeducação alimentar dos Vigilantes do Peso. Em abril do ano passado ele passou a frequentar os encontros de um dos grupos na capital cearense e, após um ano, passou dos 153 kg para 113kh. Com 1,85m de altura, passou do manequim 60 para 48 ou 50, dependendo da marca da roupa.
Realista, explica logo que foi conquistando aos poucos o peso ideal. “Não iniciei dizendo que iria perder 40 kg. Fui atingindo metas intermediárias. Eu tinha na cabeça que queria perder 12 kg, quando consegui, passei para a meta de perder 20kg. Até que cheguei aos 40kg”, diz. O melhor, segundo ele, é que conseguiu emagrecer sem precisar se submeter a uma dieta rigorosa e com poucas opções no cardápio e sem tomar remédios.
Evandro conta que com os Vigilantes do Peso pode comer de tudo, basta saber escolher os alimentos e quantidades adequadas, seguindo as orientações técnicas. O que ajudou também, ressalta, é que passou a seguir hábitos saudáveis com tempo para atividades físicas e convivência com amigos e familiares. “As angústias e ansiedades nos levam a querer consumir mais alimentos, mas mudando a qualidade de vida, diminui o estresse e o relacionamento familiar e social fica melhor”, diz.
Nutrição
Mas como é o método? A gerente regional dos Vigilantes do Peso no Ceará, Wládia Bezerra, esclarece que foi criado nos anos 50 nos Estados Unidos. Hoje é aplicado o programa ProPontos no qual cada alimento tem uma determinada pontuação. Na primeira reunião que a pessoa interessada comparece, ela passa por uma avaliação de peso, altura, idade e sexo. A partir desses fatores, são formulados cardápios no qual entram alimentos saborosos que promovem a saciedade por mais tempo. Uma atenção especial é dada às frutas, que são liberadas. A pessoa recebe também um guia de bolso no qual constam informações sobre quais alimentos são equivalentes aos dos cardápios.
Paralela à questão da alimentação, os participantes do grupo assistem às palestras motivacionais e recebem acompanhamento dos orientadores que foram especialmente treinados. O programa básico dura 12 semanas – “o que não quer dizer que a pessoa vai emagrecer tudo o que deseja nas 12 semanas”. Há uma tabela de pagamento que pode ser por encontro ou por mês. “Quando a pessoa atinge o peso desejado, passa a ir aos encontros uma vez por mês e se mantiver o peso não paga mais”,diz.
Em Fortaleza, os grupos se reúnem nos seguintes locais:
- Shopping Avenida – Av. Dom Luís, 300 – sala 1219 – Meireles – segundas e quartas, às 19h, e quartas e sábados, às 9h;
- Bairro de Fátima – Rua Costa Araújo, 995 – terça-feira, 19h;
- Cidade dos Funcionários – Igreja da Glória – sexta-feira, às 18h30;
- Parquelândia – Igreja Redonda – quarta-feira, às 18h45.
Mais informações: Wládia Bezerra, gerente regional dos Vigilantes do Peso no Ceará – (fone: 85 3264.9097 / 9695 6041 / 8898 4145)
Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário