23/04/2013

Tolerância zero ao ruído! Fortaleza é apresentada como case de sucesso


No dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Na ocasião, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) reunirá, em São Paulo, especialistas e autoridades públicas para discutir propostas e ações a fim de reduzir a poluição sonora, um problema que vem se tornando cada vez maior com o crescimento das cidades. Durante o evento, Fortaleza será apresentada, através do painel "Acústica Ambiental", como um case de sucesso, por ser a primeira cidade brasileira a ter sua Carta Acústica, decretando "Tolerância Zero ao Ruído". A palestra será conduzida por Francisco Aurélio Chaves Brito, executor do projeto.

Primeira cidade brasileira a ter sua Carta Acústica, os cidadãos já podem conhecer quais as áreas mais ou menos afetadas por ruídos e tomar medidas perante o poder público para reduzir a poluição sonora na região metropolitana. A cidade já foi totalmente mapeada e a população poderá em breve ter acesso aos dados por meio do site especialmente criado(http://cartaacusticadefortaleza.com) que se encontra em preparação. Lá poderão ser vistos os mapas de ruído, curvas de intensidade e registros sobre áreas consideradas críticas, como as próximas ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, de indústrias e áreas com estabelecimentos de entretenimento.

Em 2000, as reclamações da população de Fortaleza em relação à poluição sonora chegaram a uma situação insustentável, forçando os órgãos públicos responsáveis a se unir para iniciar um combate mais efetivo. “Neste período, começou a funcionar na Secretaria do Meio Ambiente a ECPS (Equipe de Controle da Poluição Sonora) e verificamos que os problemas relativos eram extremamente complexos, ultrapassando os relativos a clubes e igrejas, que eram os campeões de denúncias. Passamos a verificar que o trânsito, o aeroporto na região central da cidade, indústrias e outros fatores, também contribuíam para o problema e que seria necessário um estudo mais profundo”, declara Brito.

A Carta Acústica de Fortaleza foi apresentada no final do ano passado, durante o I Congresso Nacional Multidisciplinar de Ruído Ambiental Urbano e Ruído Aéreo, que aconteceu na Universidade de Fortaleza (Unifor).  Os dados originados a partir de ruídos de trânsito, indústrias, setor aeronáutico e recreativo, estão sendo consolidados para serem postados no site. A cada mês, curvas de intensidade de ruídos e mapas serão devidamente atualizados. Brito, gestor ambiental e especialista em acústica, coordenou e executou, até 2010, a implantação do projeto através da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza, ao lado do professor José Luis Bento Coelho, especialista em Acústica do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

O evento da ProAcústica contará ainda com Painel de Acústica de Edificações, que irá debater o impacto da Norma de Desempenho na acústica das edificações habitacionais, com a participação do engenheiro Carlos Borges, relator da Norma de Desempenho na ABNT e vice-presidente de tecnologia do Secovi-SP;  do engenheiro Davi Akkerman, presidente da ProAcústica; e do engenheiro  Fúlvio Vitorino, Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, que irá falar sobre os requisitos de Conforto Acústico e as experiências de ensaios de laboratório e campo

Data: 24/04/13
Horário: 14h00 às 19h00
Local: Renaissance São Paulo Hotel - Sala Amazônia Endereço | Alameda Santos, nº 2.233 - Jardim Paulista - São Paulo/SP
Informações e inscrições: www.proacustica.org.br
Informações para imprensa: Heloisa Medeiros - tels: (11) 3675-5311 e (11) 8419-0312

Com informações da Assessoria de Imprensa do evento


Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário