Além de ser casa de oração, a Igreja de Santo Antônio em Istambul conquistou a simpatia de não-católicos e não-cristãos. Concertos de música sacra e com órgão atraem muita gente, sobretudo os apreciadores deste gênero musical. Os concertos organizados pelos frades ou por organizações culturais locais provocam enchentes na igreja. Ao som de música clássica tocada por maestros de fama mundial, constrói-se o diálogo cultural e inter-religioso. As notas da música proclamam paz, fraternidade e concórdia entre homens, mulheres e fiéis de etnias diferentes.
Ecumenismo
Esta mediação cresceu também graças ao relacionamento do Patriarcado Ortodoxo e Armênio com as igrejas sírias e outras comunidades cristãs. Muitas foram as celebrações ecumênicas que se realizaram num clima de verdadeira fraternidade nos últimos anos. O evento mais marcante aconteceu em outubro de 1986, por ocasião do "Dia de Oração pela Paz" que teve lugar em Assis (Itália). Representantes das Igrejas cristãs e do Grão-rabino da cidade juntaram-se na sala do convento para pedir o dom da paz, enquanto uma grande multidão enchia o salão e os corredores do convento. A voz do pastor, monsenhor Dubois, foi transmitida ao vivo da Igreja de Santo Antônio, através da televisão nacional, chegando a todo o país.
Os muçulmanos
O fenômeno mais impressionante, tendo como protagonista o templo, são as multidões que todos os dias, e de uma maneira particular às terças-feiras, atravessam a basílica como se tratasse de uma peregrinação, para pedir proteção a Santo Antônio, ajuda e graças especiais para elas e para os familiares. São pessoas simples, de todos os níveis sociais, gente de cultura e da arte, homens e mulheres, jovens e adultos, todos acendendo uma vela, rezando com fé e devoção uma oração, cada qual à sua maneira. A seguir, escrevem num livro a sua súplica ou o seu agradecimento pela graça que obtiveram.
No contexto das manifestações deste ano contra o governo, "muitos jovens vão à Praça Taksim passando pela nossa Igreja, acendem uma vela a Santo Antônio, e depois vão se manifestar. São pessoas de todas as classes sociais e religiões. Como frades franciscanos, neste momento delicado para o país, rezamos, pedindo a intercessão de Santo Antônio, pelo bem e a paz da nação", é o que conta à Agência Fides o padre Anton Bulai, OFM Conventual, pároco da Igreja de Santo Antônio em Istambul, que se encontra no centro da cidade, não distante da Praça Taksim. A comunidade local dos seis frades franciscanos conventuais acolhe, neste ano, fiéis cristãos de todas as confissões e muitos não-cristãos, devotos de Santo Antônio.
"É uma festa que envolve toda a Igreja local: estaremos ao redor de nosso Bispo, Dom Louis Pelatre, que celebra a Santa Missa, mas é também uma festa ecumênica, aberta a todos: vêm líderes religiosos e fiéis de todas as outras comunidades", explica Frei Anton. Estão também presentes um representante do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e fiéis não-cristãos.
Antônio é um santo conhecido e amado na Turquia, principalmente devido à iniciativa "Pão dos pobres", que há mais de 60 anos beneficia indigentes, sem distinção de religião ou etnia. Padre Bulai explica: "todas as terças-feiras, desde os tempos do Delegado Apostólico Angelo Roncalli, (João XXIII) que frequentava a nossa Igreja, aqui se reza e se distribui pão para as pessoas carentes". Nos últimos anos, "uma especial benção e dons para as crianças têm marcado a festa de 13 de junho. A festa hoje cai bem no meio de uma onda de protestos que, como nota o pároco, "de certa forma pode desencorajar a participação popular", por causa do medo das desordens e da violência. A Igreja de Santo Antônio proclamará sempre uma palavra de paz, de bem e reconciliação".
"Nossa Igreja e nosso testemunho franciscano na Turquia continuam: somos um convento com as portas sempre abertas à acolhida, somos frades sempre prontos para rezar, abençoar, e acolher quem quer que se aproxime e entre para acender uma vela ao Santo: e as pessoas que todos os dias o fazem são muitas, de todas as classes sociais e religiões".
Fonte: Mensageiro de Santo Antônio e Agência Fides
Nenhum comentário :
Postar um comentário