por Helton Simões Gomes |
categoria Startups
G1
Um aplicativo brasileiro converte aquela espiadinha descompromissada nos produtos de uma loja em moedas virtuais, que podem ajuda a custear serviços e compras reais.
Ao abrir o app Belezuca, são exibidas as lojas ao redor, tanto as que participam da plataforma, exibidas com destaque, quanto as que não participam. As conveniadas mostram quantas moedas virtuais, chamadas também de Belezucas, podem oferecer aos consumidores que toparem entrar na brincadeira.
“O objetivo é atrair o consumidor para a loja física. Esse é o problema número um. Porque depois de entrar, o cliente se interessa por alguma coisa”, explica Fábio Freitas, presidente-executivo da Dot Legend, desenvolvedora do app.
São quatro as formas de reunir Belezucas. Na primeira delas, o cliente nem precisa ir até a loja. Basta olhar o catálogo de produtos da loja em busca de uma estrelinha. “Serve como isca para levar até o varejista”, diz Freitas.
Nas outras três formas, o consumidor deve ir à loja. Na mais imediata forma delas, o consumidor só tem que entrar em uma loja conveniada para ganhar Belezucas.
Para isso, o Dot Legend criou um equipamento que identifica smartphones nos quais o aplicativo está instalado. Isso porque, segundo Freitas, é difícil utilizar o sistema de GPS para localizar uma pessoa quando ela está em ambientes fechados. “Tem umas 50 startups tentando inventar solução pra isso, o ‘map indoor’”.
O equipamento emite uma onda sonora inaudível que é respondido pelo app. Assim, é confirmada a presença do consumidor e os créditos em moedas são computados.
Outro jeito de ganhar moedas é interagindo com os produtos da loja. Após entrar no estabelecimento, o aplicativo exibe uma lista com itens que, se tiverem os códigos de barra escaneados, rendem Belezucas.”Com isso, o consumidor circula pela loja”, diz Freitas. A última opção e mais óbvia pode ser resumida assim: “comprou, ganhou”.
Ao acessar a aba “Recompensas”, é possível transformar as moedas virtuais em produtos reais, como créditos para celular e vale-presentes de livrarias. Desde maio nas lojas de aplicativos do Google e da Apple, o Belezuca pode funcionar também como estratégia de marketing para o lançamento de novos produtos.
Hoje, o app está concentrado no Rio, onde é utilizado por 40 lojas. Mas, segundo o presidente-executivo da Dot Legend, a empresa negocia uma expansão. Há conversas com cinco varejistas de São Paulo para que instalem o aplicativo em “mais de 150 lojas”, além de shoppings centers paulistas.
A empresa possui 15 investidores-anjo, que aportaram R$ 2,5 milhões na companhia. São pessoas como Hugo Bethlem, um dos vice-presidentes do Grupo Pão de Açúcar até setembro de 2012, ex-executivos do banco BTG Pactual e analistas da consultoria PriceWaterhouseCoopers. Segundo Freitas, essas pessoas auxiliaram, sobretudo, com sua rede de contatos e com conselhos sobre como fazer negócios.
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