22/08/2013

Beatriz Milhazes expõe suas serigrafias

Mostra no Sesc Palladium reúne, durante um mês, nove obras e um livro da artista.
A mostra traz obras da artista plástica Beatriz Milhazes.
Por Ana Paula Rachid

O Departamento Nacional do Sesc leva a todo o país o trabalho de Beatriz Milhazes, reconhecida como uma das principais artistas plásticas brasileiras no exterior. A exposição Um Itinerário Gráfico apresenta nove serigrafias e um livro, produzidos entre 1996 e 2003. Impressas artesanalmente, essas obras integram sua primeira série de gravuras em grandes dimensões, realizada em colaboração com a Durham Press (EUA). 
A Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium é a primeira a receber a exposição em Minas, que prosseguirá em itinerância pelas unidades do interior. A programação que integra a exposição, composta por atividades educativas, reforça o compromisso do Sesc com a formação e o desenvolvimento artístico-cultural do público, além do papel da entidade de valorizar a arte brasileira no contexto mineiro, fomentando a fruição, reflexão e discussão da gravura contemporânea.
O Programa Educativo do Sesc Palladium oferece atividades formativas e atende a visitas agendadas e espontâneas. Durante a visitação, o público terá a oportunidade de participar de uma atividade pensada especificamente para essa exposição. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (31) 3214-5376. Haverá, também, um minicurso de serigrafia, com a artista Brígida Campbell, de 22 a 24 de agosto, e os interessados devem se inscrever até o dia 19, pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br. Além disso, em 14 de setembro, às 15h, haveráum encontro com a artista Beatriz Milhazes, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie do Sesc Palladium.

Sobre a exposição
Beatriz Milhazes: Um Itinerário Gráfico faz parte do ArteSesc, projeto criado em 1981, que realiza exposições itinerantes de Artes Visuais, com mostras da produção brasileira, que abrangem variados temas, técnicas e suportes, de artistas de diferentes épocas, selecionados por curadorias específicas.
A série de serigrafias apresentada nesta exposição dialoga com a pintura de Beatriz Milhazes, que realiza uma interessante pesquisa gráfica por meio dos procedimentos de colagem e transferência de imagens decalcadas.
Nesta mostra, o público terá contato com obras caracterizadas por um cromatismo desafiador, o equilíbrio tenso entre o popular e o erudito, além da vertiginosa convivência de formas e cores, que lançam uma sedutora provocação ao olhar. Assim, possibilidades de reflexão sobre a visualidade brasileira se abrem na obra gráfica da artista.

Geração 80
Beatriz Milhazes é pintora, gravadora, ilustradora e professora. Formou-se em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, em 1981. Iniciou-se em Artes Plásticas ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), em 1980, onde mais tarde lecionaria e coordenaria atividades culturais. Além da pintura, dedica-se também à gravura e à ilustração. De 1995 a 1996, cursou gravura em metal e linóleo, no Atelier 78, com Solange Oliveira e Valério Rodrigues e, em 1997, ilustrou o livro As Mil e Uma Noites à Luz do Dia: Sherazade Conta Histórias Árabes, de Katia Canton.
Beatriz Milhazes participa das exposições que caracterizam a Geração 80 – grupo de artistas que buscam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos de 1970 – e que têm por característica a pesquisa de novas técnicas e materiais. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e Burle Marx (1909-1994), aos padrões ornamentais e à art déco. Entre 1997 e 1998, é artista visitante em algumas universidades dos Estados Unidos. A partir dos anos 1990, destaca-se em mostras internacionais, nos Estados Unidos e na Europa, e integra acervos de museus como o Museum of Modern Art (MoMa), Solomon R. Guggenheim Museum e The Metropolitan Musem of Art (Met), em Nova York.
SERVIÇOS

Exposição Beatriz Milhazes: Um Itinerário Gráfico
Data: de 22 de agosto a 22 de setembro (de terça-feira a domingo)
Local: Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte
Horário: das 9h às 21h
Classificação: livre
Entrada gratuita
Evento: Minicurso de serigrafia, com Brígida Campbell

Data: de 22 a 24 de agosto
Público-alvo: artistas, designers, ilustradores, arquitetos, fotógrafos e interessados
Local: Mezanino do Sesc Palladium
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte
Classificação: livre
Inscrições gratuitas até 19 de agosto, pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br 

Encontro com Beatriz Milhazes
Data: 14 de setembro (sábado)
Local: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie do Sesc Palladium
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 420, Centro, Belo Horizonte
Horário: 15h
Classificação: livre
Entrada gratuita com retirada de senhas meia hora antes.
Informações sobre o evento: (31) 3270-8100

Nenhum comentário :

Postar um comentário