A Caritas Paquistão
enviou grande ajuda humanitária para as vítimas – de maioria muçulmana – das
inundações que atingiram o país há poucos dias. Chuvas fortes de monção
deixaram o Paquistão em alerta nas duas últimas semanas, principalmente na
província de Punjab, e causaram 108 mortes. O fenômeno inundou 770 vilas e
cerca de 2.500 casas foram destruídas, deixando mais de 300 mil pessoas sem
teto.
Conforme refere uma nota enviada à Agência Fides, a organização distribuiu aos sobreviventes do distrito de Rajanpur – na província de Punjab – gêneros alimentares e kit-higiênicos a mais de cem famílias. Amjad Gulzar, Diretor Executivo da Caritas Paquistão, conta: “A atual emergência colocou em prática a ajuda e as equipes de voluntários Caritas continuam o monitoramento do dilúvio em todo o país. Queríamos começar com os mais vulneráveis e ajudar os nossos irmãos e irmãs muçulmanos nesse momento de necessidade”.
O diretor ainda recorda ações de auxílio e compartilhamento vividos juntos, entre voluntários cristãos e refugiados muçulmanos, no dia do Eid-ul-Fitr – conclusão do mês sagrado muçulmano do Ramadan. A Caritas Paquistão mobilizou-se especialmente no distrito de Multan, onde foram registrados os maiores danos e “os sobreviventes têm grande necessidade de produtos alimentares e mosquiteiros. Temos um planejamento para iniciar clínicas móveis nos próximos dias”, explica Gulzar.
A equipe da Caritas opera em estreita coordenação com a autoridade civil. Nas intervenções humanitárias previstas, os primeiros três meses visam um alívio imediato enquanto os sucessivos sete meses concentram-se no projeto de recuperação e reabilitação. Durante as monções sazonais de 2012, a Caritas Paquistão auxiliou mais de 7 mil famílias e forneceu atendimentos médicos a mais de 4.700 doentes.
Catolica Net
Nenhum comentário :
Postar um comentário