16/08/2013

Centro de Valorização da Vida realiza curso para seleção de voluntários

Quem sabe ouvir o outro sem julgar, tem o espírito solidário e já completou 18 anos pode ser um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). Com um reconhecido trabalho de prevenção ao suicídio, apoio emocional e valorização da vida , o CVV vai realizar o Curso de Seleção para Novos Voluntários em Fortaleza, neste fim de semana.
 
No dia 17, sábado, as atividades serão às 13h às 18h, e no dia 18,domingo, das 8h às 13h. Os encontros serão no Colégio Juarez Távora (Rua Ministro Joaquim Bastos, 747 – Bairro de Fátima). O curso é gratuito e a inscrição será feita no local. O CVV de São Paulo também está com inscrições abertas para o curso que realizará nos dias 31 de agosto e 1º. de setembro de 2013.
 
Em Fortaleza, a voluntária Nilza Viana, responsável pela divulgação do CVV local, informa que os candidatos ao voluntariado precisam fazer o curso para conhecer a filosofia do trabalho e como é realizado. Por meio do “autoconhecimento, exercícios teóricos e práticos eles se preparam para desenvolver o trabalho de escuta e valorização da vida”. Depois desse curso inicial, no qual os candidatos tomam conhecimento da metodologia de trabalho, os selecionados passam para a segunda fase, que consta de um treinamento feito ao longo de oito encontros.
 
Depois, quem for integrar a equipe precisa estar disponível para realizar o trabalho de apoio emocional que, em Fortaleza, consta de um plantão por semana. Os voluntários cumprem turnos de quatro horas, que podem se estender por mais meia hora enquanto o próximo chega. Os plantões são organizados em turnos das 7h às 11h, das 11h às 15h, das 15h às 19h, das 19 às 23 – e um mais longo das 23h às 7h. Atualmente o CVV conta com 38 voluntários e o ideal é que sejam, pelo menos, 45.
 
 
Nilza Viana informa que o serviço no CVV é prestado ao público às 24 horas pelo fone 141. Também é feito atendimento presencial para deseja a conversa amiga olho no olho. A sede do CVV fica na Rua Ministro Joaquim Bastos, 806 – Bairro de Fátima e as visitas podem ser feitas  das 8h às 18h. “O momento em que o voluntário interage com a pessoa que liga, o dia-a-dia do posto, e mesmo deixando o trabalho, ele tem o compromisso com a confiabilidade, o respeito, a aceitação, o sigilo e o anonimato de todos que buscam a linha da  vida”, enfatiza.
  
Por isso, Nilza divulga apenas os números de contatos recebidos: aproximadamente 1.200 chamada ao mês. “As pessoas ligam para desabafar ou compartilhar seus momentos que podem ser, tristeza,  alegria, ou a solidão, perdas, desemprego”, diz ela. Em outros postos do CVV pelo Brasil, especialmente no Sudeste, o serviço é prestado também pela internet por meio de chats e pelo VoiP.
 
Curso em São Paulo
 
Para quem mora em São Paulo e deseja fazer o curso grátis, Tino Perez, do CVV Posto Abolição-SP, informa que o curso será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o horário será das 13h30 às 18h30h, na Rua Abolição, 411, no bairro da Bela Vista (Link do local no Google Mapas: http://g.co/maps/a96tm). Como em Fortaleza, as inscrições podem ser feitas no próprio local 10 minutos antes do curso."Durante a atividade - que é dinâmica e descontraída - haverá a apresentação da entidade e a seleção dos interessados em se tornar voluntários", reforça, lembrando que "disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento e aprendizado", são qualidades que também fazem um voluntário do CVV.
 
Mais informações e inscrições: CVV  Fortaleza – (fone: 85 141  e 3257 1084) / E-mail: fortaleza@cvv.org.br /www.facebook.com/cvv141 / CVV Posto Abolição - São Paulo - (fones: 11 98143-3611 (TIM) e 3242-4111) / e-mail: abolicao@cvv.org.br.

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário