22/08/2013

Cursos visam qualificação profissional para o setor

O município é um dos poucos do Interior com núcleo urbano tombado como patrimônio histórico nacional

Icó. Poucas cidades do Interior apresentam potencial de atração turística como esta, localizada na região Centro-Sul do Estado. Situada às margens do Rio Salgado, a cidade tem um núcleo urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1997. Entretanto, falta qualificação profissional e atendimento adequado aos visitantes.

O cidade de Icó possui inúmeros pontos turísticos, muitos com atrativos culturais. Um deles é um imóvel histórico: o Teatro da Ribeira Foto: Alex Costa

Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promove cursos do Projeto de Qualificação Profissional para o Turismo em Icó. A secretaria de Cultura e Turismo do município é parceira no evento. A finalidade da iniciativa é qualificar a população a pensar produtos e roteiros turísticos, adaptar residências para hospedar visitantes, ampliando a oferta de leitos e melhorar a gastronomia do município.

No total, serão ofertados cinco treinamentos que começam no próximo mês de setembro. Serão ofertados gratuitamente os cursos de operador de turismo receptivo, operador de serviços de hospedagem domiciliar, auxiliar de cozinha, garçom e empreendedor de pequenos negócios. Ao total são 100 vagas.

O esforço do Senac e da secretaria de Cultura e Turismo de Icó é qualificar os moradores e ampliar o número de visitantes ao longo do ano. O projeto prevê ainda a qualificação da gastronomia e do comércio local, adequando-o ao uso turístico.

Programação

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até cinco dias antes do início do curso, na Casa de Câmara e Cadeia. É necessário levar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e ficha de inscrição preenchida e assinada. Os inscritos devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

O primeiro curso ocorre dia 2 de setembro: o de auxiliar de cozinha, com carga horária de 300 horas. O treinamento capacita para confecção de diversos pratos doces e salgados, quentes e frios, saladas em conformidade com as normas de higiene e manipulação de alimentos.

O curso de operador de serviços de hospedagem domiciliar, com 160 horas, terá início dia 4 de setembro. No programa, noções de como adequar a residência ao uso turístico, receber hóspedes e prestar serviços de recepção, limpeza, café da manhã e gestão de hospedagem.

Empreendedor de pequenos negócios é o curso 160 horas também. Começa dia 9 de setembro e visa ensinar ao participante como elaborar o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.

O curso de garçom terá 300 horas e inicia dia 19 de setembro. Capacita o aluno para atender e servir clientes em bares, restaurantes ou, de forma autônoma, em eventos particulares.

Por último, o projeto oferece o curso de operador de turismo receptivo com carga horária de 160 horas com início no dia 21 de setembro. O participante aprenderá como prestar serviços de recepção e orientação turística, no desenvolvimento de roteiros para visitação dos atrativos do município, com destaque para o turismo cultural.

Investimento

Segundo o consultor técnico de turismo do Senac, Isaac Coimbra, serão investidos R$ 182 mil. Ele observa que o projeto é uma ação estratégica para o desenvolvimento do turismo em Icó, além de favorecer o crescimento do comércio local, geração de emprego e renda. "Além do largo do thebérge, no distrito de Lima Campos, as tradicionais peixadas de tucunaré atraem milhares de visitantes ao longo do ano e que ainda podem ser ampliadas", enfatiza.

Para Coimbra, Icó destaca-se por dispor de elevado potencial no setor. "Possui grande potencialidade para o turismo e, após a execução dessas ações, o município estará preparado para receber mais visitantes, gerando trabalho, emprego e renda para a população", observa.

Pontos turísticos

A cidade de Icó possui muitos pontos turísticos, entre eles está o sítio histórico, com seus vários quarteirões. Outro local de visitação é o entorno do largo do thebérge. Em uma imensa praça, de um quilômetro de cumprimento por 100 metros de largura, estão localizados os principais imóveis históricos do município: o Teatro da Ribeira dos Icós, um dos mais antigos do país; o santuário do senhor do bonfim; a antiga casa de câmara e cadeia; e a igreja matriz de nossa senhora da expectação.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário