A primeira sessão de lançamento do livro «A missão é simpática», de Norberto Louro, sacerdote da Consolata, vai acontecer na próxima terça-feira, 27 de agosto, às 21h00, no Salão Paroquial de Mação. António Martins da Silva, licenciado em História, fará a exposição da obra.
A nova publicação, da Consolata Editora, apresenta um conjunto de crónicas, escritas para a revista Fátima Missionária, ao longo de 20 anos, que retratam as vivências de Norberto Louro, missionário que trabalhou em Moçambique durante 26 anos.
«A pressão dos leitores», que sempre acharam «interessantes» os assuntos abordados nas crônicas, motivou a publicação da obra, explicou o sacerdote. «O livro encara os aspetos interessantes e hilariantes da missão», disse. A obra está recheada de histórias ligadas à atividade missionária e dá a conhecer os «povos» com quem o missionário trabalhou em Moçambique e em Portugal.
Ao longo de 192 páginas, Norberto Louro expõe alguns dos episódios a que assistiu, «com olhos de arco-íris, otimismo, simpatia e respeito». «Aquilo que está ali foi o que vivi», destacou. Segundo o missionário, através da leitura da obra será ainda possível detetar «o destaque da cultura portuguesa para uma forma de vida completamente diferente, mas que é riquíssima».
Para o sacerdote de 75 anos, natural de Cardigos, Mação, o livro é um meio para criar ‘pontes’, para que «todos tenham uma ligação bela com a missão». «Eu procurei fazer ‘pontes’ durante a minha vida e agora vou continuar a construí-las entre a mensagem do Senhor e os homens que precisam de confiança, de alegria e de simpatia», sublinhou.
Além de Mação, o livro «A missão é simpática» também será apresentado por Carlos Liz, especialista em estudos de mercado e opinião, na Cafetaria/Galeria Municipal de Proença-a-Nova, no dia 30 de agosto, às 20h30, e no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, dia 3 de setembro, às 21h00.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário