24/08/2013

"Farra das vassouras" em Juazeiro do Norte


Material de limpeza se acumula: quantidade parece exagerada

A Polícia Civil em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, instaurou inquérito para apurar a compra excessiva de produtos de limpeza pela Câmara de Vereadores do Município. A ação segue denúncia do vereador Danty Benedito (PMN) de que uma compra exagerada de materiais teria sido realizada apenas para beneficiar empresários.


Segundo a Polícia Civil em Juazeiro, o delegado responsável pelo caso, Tenório de Brito, recebeu a denúncia na última quinta-feira e, ainda no mesmo dia, decidiu instaurar inquérito. Agora, devem ser solicitadas notas fiscais, pareceres e documentos à Câmara, e a perícia será acionada para apurar possíveis irregularidades.

Danty Benedito oficializou a denúncia, na tarde de ontem, ao prestar depoimento no Ministério Público à promotora Alessandra Magda, que está à frente do caso. Ele já havia feito a denúncia na tribuna da Câmara Municipal e na Polícia Civil. Segundo a assessoria de comunicação do MP, todos os envolvidos no caso já começaram a ser intimados e a partir de segunda-feira devem prestar esclarecimentos.

O vereador disse ao O POVO, ontem, que a relação dos produtos comprados é desnecessária e, “até ilícita”. “Havia suspeitas de notas de entrada na Câmara Municipal e a mercadoria não estava chegando. Fui ao Portal da Transparência e vi várias irregularidades. Várias compras ilícitas pelo atual gestor, o presidente da Câmara Municipal (vereador Antônio Lunga, do PSC)”, afirmou.

Danty informou que todo o material está guardado em um prédio particular, que se localiza a cerca de 4 quilômetros da Câmara. Para o autor da denúncia, este fato já seria uma prova de que todo o material não teria sido comprado para uso da Casa.

Antônio Lunga, porém, assegura que tudo foi comprado dentro da lei. “As compras foram feitas dentro da legalidade. As notas fiscais originais estão aqui na Câmara e à disposição de quem quiser ver. Tudo foi feito por meio de licitações”, afirmou.

O presidente garante que todos os produtos comprados são para uso exclusivo da Câmara, de acordo com a necessidade do funcionamento do prédio.

Na manhã de ontem, durante pronunciamento na Câmara, Lunga fez suspense e afirmou que o motivo das denúncias seria outro, só pretendendo revelá-lo à Polícia e ao MP. Ele adiantou ter provas gravadas do que vai dizer. O vereador, contatado pelo O POVO, não informou contra quem é sua denúncia.

Dados no Portal da Transparência mostram que, no período de março a junho de 2013, foram comprados 1,2 mil quilos de açúcar, 2,5 mil caixas de fósforos, 3.216 detergentes, 215 mil copos de café, 4,2 mil vassouras, 2,5 mil quilos de sabão em pó, 33 mil unidades de palha de aço, 1.428 unidades de água sanitária, 125 mil palitos de dente e 312 unidades de óleo de peroba pela Câmara.

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte possui uma composição de 21 vereadores, realizando apenas duas sessões por semana.

 O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

O vereador Danty Benedito (PMN) havia entrado, no início da semana, com um pedido de investigação do Ministério Público sobre a compra de 2,5 toneladas de sabão, 4,2 mil vassouras de palha e outros itens de limpeza em volume considerado exagerado, feito

pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Jornal O PovoKaty Araújo

politica@opovo.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário