28/08/2013

Instituto Feminino elege nova Miss Penitenciária

A novidade desta 2ª edição foi a disputa na categoria ´Plus Size´, para mulheres acima do peso
Recuperar a autoestima e trazer alegria para as detentas. Este foi o objetivo da 2ª edição do concurso Miss Penitenciária, realizado na manhã de ontem (28) no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz. A vencedora foi Nayara Silva, 21, de Maracanaú. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

A categoria principal foi disputada por doze mulheres, e a vencedora foi Nayara Silva, 21,de Maracanaú, que também desfilou ao lado de ´Zé Modesto´

O evento contou com a participação de personalidades locais, como o humorista João Neto e a vice-campeã do Miss Ceará, Julielenn Mourão, além de artistas globais, como o ator Caíque Machado, da novela teen Malhação. O som do forró da banda Kbra da Peste animou a festa.

A novidade deste ano foi a disputa do concurso também na categoria "Plus Size", para mulheres acima do peso, na qual desfilaram nove participantes. A vencedora na modalidade foi a detenta holandesa Shira Hienkensi, com Alexandra Araújo ficando no segundo lugar.

Já na categoria principal, a disputa foi bastante acirrada. Doze candidatas deram um show de beleza e simpatia na passarela. No final, quem comemorou foi a detenta Nayara Silva, que ficou com o primeiro lugar e foi eleita a nova Miss Penitenciária. Em segundo lugar, Jéssica Alexandre. Após o anúncio das vencedoras, houve ainda distribuição de prêmios entre os primeiros colocados.

Enquanto o resultado do concurso não saía, coube ao humorista João Neto, na pele do personagem Zé Modesto, levar alegria para às prisioneiras com um show de humor. Piadas e ´causos´ arrancaram gargalhadas das candidatas, jurados e das demais detentas que lotaram o ginásio da instituição para prestigiar o concurso. No final, as palavras de despedida do comediante emocionaram e arrancaram lágrimas das mulheres da penitenciária. "Em dez segundos, eu fiz elas mudarem do riso para as lágrimas. Eu disse a elas que confiassem sua vida a Jesus Cristo e que fizessem isso ainda dentro da cadeia. Que estar privada da liberdade é muito ruim, mas que Jesus Cristo é o grande caminho para a recuperação delas e de um novo recomeço fora dali", disse o humorista.

A vice-campeã do Miss Ceará 2013, Julielenn Mourão, declarou que é preciso que as reclusas sejam vistas como algo mais do que pessoas erradas. "Apesar de elas estarem aqui, nessa situação, elas são mulheres, são mães. Elas erraram, mas querem mudar isso e sair daqui", disse.

Quem também falou sobre a necessidade de uma segunda chance para as pessoas que são recolhidas ao sistema prisional foi o ator Caíque Machado, um dos jurados do concurso. "Pra mim, é uma experiência muito gratificante. É incrível você ver o sorriso delas (detentas). Torço pra que elas mudem. Não sei o motivo pelo qual elas estão aqui, mas que aprendam. É muito importante uma segunda chance", opinou o artista.

Veja vídeo do concurso


Mudança

Há um ano recolhida na penitenciária, a vencedora do concurso, Nayara da Silva, estava emocionada com a vitória. Se dizendo realizada, a detenta falou da mudança pela qual vem passando. "Quando fui presa, por estar fazendo coisa errada e com gente errada, minha filha tinha 2 anos. Eu fiquei louca, mas depois vi que isso era consequência da vida. Hoje eu estudo Filosofia, trabalho e estou me recuperando".

Apostando em um futuro melhor, Nayara não vê a hora de sair da prisão e já manda um recado para os parentes que estão do outro lado dos muros da penitenciária. "No ano que vem que me esperem. Vida, ´tô´ chegando", brinca.

Segundo a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, outros eventos são realizados juntos às detentas para que a reintegração delas à sociedade possa acontecer mais rapidamente. "A gente vem realizando uma série de programas para que possamos recuperar a autoestima das meninas. A mulher encarcerada geralmente sofre um quadro de abandono dos familiares. A gente promoveu este ano a Mostra de Teatro Transcendental, que é pra trazer a Cultura para dentro do presídio; temos também um coral feminino e em outubro vamos iniciar um projeto chamado ´Marias Marias´, que vai capacitar todas as internas das penitenciárias cearenses". 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário