22/08/2013

Papa vai como peregrino a Assis

O Papa Francisco vai visitar a cidade onde nasceu e morreu São Francisco de Assis, a pé como um simples peregrino, a 4 de outubro, quando a Igreja católica celebra liturgicamente a festa deste santo.
Francisco desloca-se a Assis, região da Úmbria, centro da Itália, para homenagear a cidade onde São Francisco de Assis (c. 1181-1226) nasceu e fundou uma ordem religiosa e visitar lugares ligados ao franciscanismo.
O Papa pretende visitar a cidade do padroeiro de Itália, que o inspirou na escolha do nome para o pontificado, “a pé como um simples peregrino”, divulgou a Rádio Vaticano.
Francisco doará o óleo para a lâmpada votiva que será acesa nessa ocasião com a presença dos bispos da Úmbria.
O itinerário definitivo só será divulgado no início de setembro mas para além da Basílica de Assis, onde estão as relíquias de São Francisco, o Papa “gostaria” de visitar Porciúncula, a terceira igreja restaurada por São Francisco, o lugar onde o pobrezinho de Assis faleceu, Santa Clara e o Ermo das Prisões.
Já confirmada, pelo assessor monsenhor Peter Wells, está a visita ao Instituto Seráfico de Assis “especializado na reabilitação, educação e inserção social de pessoas com graves distrofias físicas e mentais”, que no dia 12 de junho convidaram Francisco.
Segundo a Rádio Vaticano, são esperadas 30 mil pessoas de Assis e mais 300 mil da Úmbria, da Itália e do estrangeiro.
Por motivos de logística foi adiantado que o Papa fará a viagem de helicóptero e não de comboio.
NEWS.VA/CB/LS

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário