As ideias fazem parte do Documento dos Povos do Semiárido Cearense, que foi elaborado em maio e passou por atualização. O documento será encaminhado ao governador Cid Gomes (Pros) e ao secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
No documento elaborado pelos bispos, constam sete medidas de ações emergenciais. Segundo o bispo de Iguatu, Dom João José da Costa, 32 comunidades do município estão desabastecidas. Ele ressalta que ações existentes não têm sido suficientes ou prioritárias. Além disto, a cobrança por medidas governamentais ficará ainda mais evidente na pauta da Igreja Católica no Ceará.
"Realmente nos preocupa bastante a situação da seca. Sinto profundamente o drama das pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. A Igreja tenta amenizar esse fato, cobrando do governo e sensibilizando as pessoas para amenizarmos esse problema", disse Dom João José da Costa.
Os representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão se reunindo durante o Conselho Episcopal Regional (CONSER), que teve início no dia 18 e vai até esta quinta-feira, 21. Entre os temas discutidos por eles, está a atual situação de escassez de água nas comunidades atendidas pelas nove dioceses cearenses.
Confira a entrevista do bispo de Iguatu, Dom João José da Costa, para a rádio O POVO/CBN:
Redação O POVO Online
com informações da repórter Thaís Brito
Nenhum comentário :
Postar um comentário