As famílias cristãs, a construção da Igreja
Respostas Txenti, comunicador e pai, questionário Papa
"É pretensão pretensioso o poder de afirmar categoricamente que outros e que Deus abençoe que'no"
Luis Vicente García, 9 de dezembro de 2013 às 09:39
Temos promovido uma geração de covardes antes do casamento. Temos promovido esportes radicais (...).Casamento e da paternidade não é menos "arriscado" e adrenalina não carregar alguns segundos ou minutos, mas várias vezes deu
( Txenti, Christian Communicator, 49 anos, casado e pai de 4 filhos ) -. Eu não vou dar algumas respostas como pai , membro da igreja e interessados na Igreja dar uma resposta a muitas preocupações que em todo o mundo família surgem a cada dia.
Depois de preparar as respostas que eu achar que minha contribuição é menos uma resposta atempada a cada uma das perguntas, em parte porque alguns não são de minha responsabilidade e exigências são dados correspondentes a outras dar-lhes, mas reflexões que surgem em cada thread nove blocos em que as questões são agrupadas.
1 -. Ao difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja sobre a família
Eu creio que há poucas pessoas que conhecem os documentos da Igreja sobre a família , e menos ainda para aqueles que realmente importa ou sabe ou conteúdo. Esta ignorância pode ser, em parte, pela falta de interesse intelectual, cultural e, por outro, a falta de confiança em encontrar itens que realmente ajudam no dia-a-dia da família. Isto não significa que qualquer um que se aproxima a Igreja por meio de um contato pessoal com indivíduos específicos ou grupos de igreja, em algum momento chegar pílulas para ouvir esta doutrina, o Magistério da Igreja sobre a família, mas na maioria ocasiões não estar ciente de que esta informação vem do Magistério da Igreja , o fato fundamental é que o que foi dito que ele é consistente, compreensível e aplicável às suas situações específicas.
O trabalho feito principalmente a partir de algumas paróquias e movimentos como o Encontro Casamento, Equipas de Nossa Senhora, CVX, ... são muito importantes e fazem seu trabalho. Provavelmente mais eficazes do que algumas delegações ministério familiar cursos pré-matrimoniais, diocesanos (este julgamento baseado na experiência pessoal de 13 anos atrás) e endogamia de trabalho grandes movimentos que trabalham para "suas" famílias que trabalham a partir do modelo "Juan Palomo "(Eu cozinho o que eu gosto).
No entanto, e quadro pessoal em que eu passar, eu considero ministério família bastante pobre concreto na catequese, missas e celebrações na família deve ser mais integrado na comunidade cristã normalmente. O fato de que as crianças em muitos templos "perturbar" ainda é uma realidade, para "convocar" as famílias para uma massa por mês, parece triste.
A "propriedade", "intencionalmente concedido" pelos detratores de qualquer coisa que soa a Igreja, a concepção da família sobre grupos específicos - ou seja, como se o conceito de família era exclusivo para Kikos, Opus, e no resto do movimentos, não tem permissão para vê-lo: famílias mais cristãos não pertencem a nenhuma das "grandes movimentos" da Igreja, a grande maioria são simplesmente paroquianos, em segundo lugar que o contexto cristão em que atua e da família circunstâncias é muito mais amplo do que o quadro projetado em grupos cristãos específicos.
E, finalmente, que custa muitas vezes para dar força e validade critérios estabelecidos por sacerdotes e bispos. Este é certamente um dos temas que uma das vozes mais autorizadas seriam ouvidas e uma mãe e um pai.
Tudo sobre a moralidade sexual é uma questão de disputa . O problema é que um passado cheio de inconsistências e escândalos, histórica e recente, desacreditou muito à Igreja nesta matéria.
A vida ea vida da família, é construída em grande parte em experiências, sentimentos, atitudes e não tanto sobre as regras, padrões de comportamento, e as leis.
. 2 - sobre o casamento de acordo com a lei natural ...
Ele pode ter sido priorizada tanto o padrão de família cristã entendida como homem e mulher casados na Igreja, que incluem, entre suas finalidades convivência, de propriedade da comunidade, a fidelidade (definido como a exclusividade em um relacionamento afetivo similar) e da procriação que tudo o que não se encaixa neste modelo foi considerado anormal, antinatural e contrário ao plano de Deus .
Hoje não há muitas verdades absolutas são aceitos e os critérios de religião são difíceis de encontrar de onde eles vêm. Eu acho que hoje a informação relativa a determinados assuntos sofrer uma pesquisa rigorosa, personalizado, ao mesmo tempo, curiosamente,engolir mós de outros assuntos, políticos, econômicos, sociais .. sem muito problema .
Na minha opinião, a Igreja deve ajudar a salvaguardar a felicidade e crescimento das pessoas em relação ao modelo familiar que todos podem escolher livremente. A ênfase sobre uma vida saudável e condenar tudo como aberrações frustrado, break, atrapalhar, enfraquecer, manipular ... que a felicidade eo crescimento pessoal de todos os membros da família. E em segundo lugar pode expressar preferências pessoais sobre o modelo de família, mas sem condenar o resto.
Hoje é a reivindicação pretensioso o poder de afirmar categoricamente que outras e não bendizer a Deus . Ele tem feito muito mal a muitas pessoas condenando diferentes escolhas de vida, ou de intervenção nas circunstâncias particulares.
A própria natureza fora defeitos ideológicas ou morais, mostra uma diversidade surpreendente, que conta a história de uma criação ricamente matizada.
E em relação ao sacramento do matrimônio, talvez só tem que pedir a liberdade de vontade. Evite teatros e circos e portas abertas para aqueles que querem tornar público seu desejo de colocar Deus como testemunha de seu casamento e seu desejo de receber explicitamente a Sua Bênção por alguém designado pela comunidade cristã para expressar essa bênção. nós banalizado que têm o sacramento do matrimônio, como temos feito com outros sacramentos como o batismo, comunhão, e da Reconciliação.
3 -. Família Pastoral no contexto da evangelização.
Nós pertencemos a uma geração que perdeu sobre a identidade de seguros, como homens e mulheres, como pais, como cidadãos, ... Talvez as abordagens de outros tempos eram muito simplista e muito injusto às vezes, mas o que é incontestável é que eles deram às pessoas a confiança. O branco era branco e preto, preto, bom, bom e mau, ruim. Talvez haja que pode adicionar uma ampla gama de cores e uma linha completa de graus de bondade, mas ... claramente definidas, que oferecem segurança.
Eu sou o filho de uma geração que cresceu em um processo de conquista das liberdades (ou supostas liberdades) pagando o preço de dúvida e insegurança. Nós apreciamos indo contra, mas sem saber para onde. E que na vida família resultou em um erro de modelo de teste com uma grande tensão física e psicológica. Talvez isso teria a Igreja para responder, para sair.
Certamente nem minha mulher nem eu vejo como um modelo para qualquer coisa, mas ...paradoxalmente, para muitas pessoas que são um testemunho da família cristã. Por quê?Por que ir à missa com as crianças, porque nós ensiná-los a orar, porque estamos comprometidos com a paróquia, com a catequese, a liturgia , porque participamos da dimensão caritativa da Igreja, ...
E, apesar de tudo o que é cozido em casa todos os dias ... ainda estamos a testemunhar a muitos. Talvez apenas "ser" para permanecer.
O grande problema para as famílias é chamado, creio eu, ". Falta de tempo" Os pais precisam quase mais tempo do que dinheiro : para estar com os nossos filhos, para relaxar, para estar com a família, estar com os amigos com a comunidade, ... E tempo de qualidade e se divertir.
Tempo com as crianças não é o tempo para se dedicar a cozinhar para eles, para embarcar-los, lave para eles, limpo para eles .... (por mais que se tenta oferecer a Deus o tempo todo ou você um a pregar que tudo o que pode ser dado um sentido "cristão")precisa de tempo para estar com os filhos para acompanhá-los em seus sonhos, necessidades, preocupações, jogos, estudos e passatempos.
Hora de relaxar, mas não apenas deitado no sofá, uma vez também, o tempo para estar a sós, para orar, ler, caminhar, oferecer seu tempo para amigos e familiares.
Tempo para estar com a família, comer juntos, viver juntos, sonho juntos, caminhando, fazendo amor, fazendo coisas juntos, com e sem filhos.
Tempo para estar com os amigos, com os quais você se sente laços de sangue da família mais forte, com as quais você fala sobre "coisas de adultos" a sério e em tom de brincadeira, com quem você compartilha sua visão da vida, com a qual você discordar, você diálogo, Razões e tiros algumas cervejas ou vinhos.
Tempo com a comunidade, com as pessoas com quem você compartilha e celebrar a fé com aqueles a quem você pode ir quando a fé é parte do problema ou a solução, porque você sabe entendido e ouvido, com quem crescer na dimensão espiritual , de comemoração e de caridade.
E a Igreja pode fazer um bom trabalho fornecendo diferentes espaços em que todos podem achar que o tempo de qualidade que você precisa . As paróquias dia deixou de ser os "centros cívicos" das cidades perdeu um grande campo de acção social.templos O dia aberto apenas em horas de serviço público, construir um muro entre Deus e seu povo , o dia em que a Igreja estava livre de começou a "rentabilizar", que ganhou o "profissionalismo" perdemos qualidade.
. 4 - Na pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis,
As grandes questões que enfrentam situações conjugais difíceis são: como chegamos até aqui? Você pinta algo que Deus em tudo isso? Como faço para ajustar isso no meu desejo de "fazer a vontade de Deus na minha vida"? Falhei a minha família, é claro, já Deus, eu perdi também?
Dependendo da integração e participação que você tem na comunidade cristã pode expandir as perguntas: Se eu sentir a necessidade de continuar a viver a minha comunidade de fé como fazê-lo se a minha situação "excluir-me"?
Não tenho respostas, só perguntas.
. 5 - Em uniões de pessoas do mesmo sexo ...
Sobre esta questão da união de casais do mesmo sexo apenas um comentário: Eu tenho dois amigos que estão namorando e, apesar de eu não concordar muito com eles, nem os seus problemas de relacionamento, que serão de, que sempre me deu a impressão de eles são duas pessoas que se amam. Sem alarde, sem maneirismos, sem homos ou heteros publicidade ...
Estou convencido de que Deus abençoa o amor do casal ea igreja está perdendo capital humano precioso enquanto não acolher esses casais s.
E no último ponto: Eu acho que mais do que demonstrado que os casais hetero não é garantia de uma transmissão da fé. Eu acredito que a transmissão da fé não depende de orientação sexual das pessoas, mas a escolha de fé .
. 6 - Na educação de crianças em situação matrimonial irregular, mas ...
Mais uma vez eles são escolhas pessoais e não as circunstâncias, creio eu, o primeiro a determinar como os pais são confrontados com a questão da educação . No entanto, o mais sensível é a atitude da Igreja mais fácil a gestão da questão da educação das crianças em situações de casamento "irregulares" (com base no que temos agora interpretar como regular ou irregular).
. 7 - Na abertura dos cônjuges para a vida ...
Concepção Certamente a Igreja tem favorecido, procriação e paternidade / maternidade são vistos mais como um problema do que uma bênção.
Avaliar contracepção mais da esfera moral que, desde a saúde criou apenas rejeição .
As condições econômicas, sociais e políticas que têm perturbado os papéis de pais nos laços familiares que trouxeram mais benefícios para pais.
A especulação imobiliária ea construção de casas menores têm condicionado a associação para um mínimo de habitabilidade na casa. E salto se aproxima de paternidade / maternidade.
O reconhecimento social das mulheres no seu ambiente doméstico (tanto de dentro e fora da família) foi outro fator desencadeante, destrutivo para a maternidade. Como amaternidade atraso por motivos de formação profissional e vocacional .
As perspectivas de um futuro incerto e inseguro também é um fator que alguns wield expressa em um "como é que você vai trazer para este mundo mais miserável."
Temos 4 filhos por quê? Os três primeiros pela convicção de que ninguém queria ter um filho, eles queriam irmãos (com quem eu desejo-lhes carinho eterno) depois de nós e além de nós e com quem compartilhar sua vida amanhã é outro dia, pode estar entre eles. O quarto veio antes de indecisão para fornecer uma solução cirúrgica para evitar novas gestações. 4 crianças Uma vez que a cirurgia foi a opção tomada por mim de uma opção suposta paternidade responsável . Agora eu só peço a Deus força e saúde necessários para acompanhar os meus 4 filhos em seu crescimento e educação.
Há figuras que a Igreja poderia incentivar e louvor e que podem ser parte da família, e que são o suporte singular na criação dos filhos. E não me refiro aos avós que já estão "explorados" em alguns casos, sem incentivos externos. Refiro-me às figuras dos padrinhos e tios. Mas, especialmente na figura dos padrinhos. Na palavra basca padrinho e madrinha (aitabitxia / amabitxia) tem uma tradução literal adorável e muito ilustrativo: (jóia Jewel pai / mãe). Alguém deveria fazer uma oportunidades de trabalho informativos, o papel que os patrocinadores podem brincar na parentalidade.
. 8 - Sobre a relação entre a família eo indivíduo, e do encontro com Cristo.
A família é o primeiro lugar a ser realizado o encontro com Cristo . O casamento é um grande momento para se reconectar com Cristo e da paternidade quase mais ainda. O mistério da vida é uma chance de entrar em contato com o Transcendente, de modo espiritual, por isso, se não é difícil de explicar, à luz da fé.
No entanto desilusão com experiências da igreja de um lado e uma vida estressante e ser atingido por outras causas que impedem o encontro com Cristo, ou para "justificar" a reunião não.
A fé é um suporte de vida se a fé falta (algo / alguém) sua vida, pessoal e familiar podem ser afectadas.
9 -. Desafios e propostas adicionais.
Existem outros desafios e propostas sobre os temas abordados nesta pesquisa, eles são considerados como urgente ou úteis para os destinatários?
Sim, eu comentou recentemente a amigos como novos casais começam a partir de umapremissa de desconfiança mútua expressa no material de chegar a acordo sobre uma "propriedade em separado."
Ninguém pode garantir o sucesso em sua escolha de vida companheiro, e ninguém deve condenar uma pausa sensata e civilizada se isso é necessário e bom para a família. Masa condenação de casamentos fracassados e do aumento da mesma, por muitas razões, gerou uma concepção da união de casais inicialmente como algo transitório e bastante instável . Isso certamente deve afetar o conceito de amor
E isso certamente afeta a desconfiança inicial em um atraso ou mesmo a rejeição se aproxima de paternidade / maternidade.
Temos promovido uma geração de covardes antes do casamento . Temos promovido esportes e pessoas presumido risco de saltar de uma ponte amarrado a uma corda elástica, pára-quedas da estratosfera ou limite de capturas no desempenho de várias atividades físicas. Casamento e da paternidade não é menos "arriscado" e adrenalina não carregar alguns segundos ou minutos, mas várias vezes ao dia. Ficamos com a parte utilitarista e egoísta do parceiro de relacionamento (que tem isso e eu acho que é lógico também), mas perdemos o lado romântico, idílico, brincalhão, aventureiro e espiritual. Perdemos pela forma como a palavra amor, o amor para ficar em ou mel puro.
Você tem que ajudar a geração mais jovem para iludir com as palavras amor, casal, família, paternidade, maternidade ....
O entusiasmo em vez de condená-lo poderia ser a tarefa da Igreja neste século XXI.
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