16/04/2014

O preso que tocava cavaquinho

 domtotal.com

Por Padre Queiroz


Havia, certa vez, em um presídio, um preso que, todas as tardes, tocava cavaquinho para alegrar os colegas. Ele tocava, cantava, dançava... Sozinho dava um show. E os outros presos adoravam. Alguns até entravam na festa.

Um dia, o carcereiro tomou o cavaquinho dele. Na tarde seguinte, lá estava o preso, agora sem o cavaquinho, mas cantando e dançando com os detentos. E estes o acompanhavam na mesma alegria. 

Devido à desobediência, prenderam o coitado em uma cela individual, onde ficou uma semana incomunicável, dormindo no cimento, e se alimentando apenas de pão e água. 

Terminado o castigo, na tarde seguinte, na hora do recreio, lá estava homem cantando e dançando com os colegas, na maior animação. 

Levou novo castigo. Agora pior: Um mês na cela individual, a pão e água. Terminado o segundo castigo, o preso não se emendou, mas continuava alegrando os colegas. 

O carcereiro pediu ao rei que soltasse aquele preso, pois estava quebrando a disciplina do presídio. E lá se foi o homem, feliz, tocando o seu cavaquinho. 

Há males que vêm para o bem. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28). Isso, mesmo que no passado a pessoa tenha feito coisas erradas. 

“Salve, ó Palácio do Senhor! Salve, ó Tabernáculo do Senhor! Salve, ó Serva do Senhor! Salve, ó Mãe do meu Senhor!” (S. Francisco de Assis)
A12, 16-04-2014.

Nenhum comentário :

Postar um comentário