O Santuário de Alexandrina de Balasar vai comemorar os dez anos da beatificação de Alexandrina Maria da Costa, nos dias 24 e 25 de abril. «Como Alexandrina, celebrar a fé» é o tema da peregrinação. A data é anualmente celebrada naquele santuário situado na Póvoa de Varzim, mas este ano tem um «caráter especial de ação de graças», devido à proximidade com a beatificação de João Paulo II, marcada para o próximo dia 27.
O programa conta com variadas iniciativas como a exibição do documentário «Alexandrina, Vítima e Heroína do Amor». Além disso, vários temas serão lançados para reflexão por Dário Pedroso, sacerdote jesuíta, como «Religiosidade Popular».
Para as 08h00 do dia 25 de abril está previsto o «acolhimento aos muitos peregrinos», oriundos de todo o país, que chegam até ao Santuário de Alexandrina de Balasar a pé, de autocarro ou em meios próprios, indicam os serviços de comunicação diocesanos. Às 10h30 é celebrada a tradicional «Eucaristia dos Doentes», sendo que aqueles que estiverem impedidos de se deslocarem até Balasar poderão assistir às cerimónias em direto através da internet.
Nascida a 30 de março de 1904, Alexandrina Maria da Costa, foi declarada beata a 25 de abril de 2004. Entre os dados expostos na nota biográfica publicada nessa ocasião refere-se que «depois de 27 de março de 1942, Alexandrina deixou de se alimentar, vivendo exclusivamente da Eucaristia».
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário