17/04/2014

Semana Santa estimula o turismo religioso

Cerca de 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos

O Brasil tem inúmeros destinos religiosos que celebram o feriado católico da Semana Santa. Algumas festividades têm início no Domingo de Ramos com a comemoração da chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, e só terminam com a ressurreição de Cristo, no domingo de Páscoa. Os destinos turísticos incluem encenações, missas e procissões. 

O Ministério do Turismo (MTur) apoia o turismo religioso com o objetivo de gerar renda para as populações locais e contribuir para o desenvolvimento regional. Estima-se que pelo menos 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos no país. “O turismo cria empregos e gera uma melhor distribuição de renda”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Em 2012, cerca de 3,94 milhões de viagens domésticas tiveram motivação religiosa. 

Celebrações tradicionais atraem turistas de todo o Brasil. Em Diamantina (MG), a Semana Santa tem como destaque a encenação da Sexta-Feira da Paixão, com guardiões romanos e cerca de 300 participantes reproduzindo a Via Sacra. Na manhã do Domingo de Páscoa, as ruas são enfeitadas com flores e nas janelas dos sobrados surgem colchas e toalhas coloridas. 

Em Ouro Preto (MG), as celebrações serão coordenadas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar. As principais cerimônias acontecem quarta, quinta e sexta-feiras santas, sábado santo e domingo de Páscoa. No largo da igreja do Rosário acontece a cerimônia do lava-pés. Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade. 

No domingo da Ressurreição, pela manhã, inicia-se os festejos da Páscoa com a procissão do Santíssimo Sacramento, sendo as ruas e fachadas ornamentadas pela população, que faz vigília à noite toda do sábado de Aleluia e confecciona tapetes com pó de fragmentos ou lascas de madeira (serragem). 

Rituais do século XVIII permanecem vivos nas cerimônias de Ouro Preto, com a mesma naturalidade que marca a integração da comunidade na cidade colonial. A Guarda Romana bate suas lanças nas pedras das ladeiras, a Verônica sobe no pequeno mocho para cantar em latim e mostrar o sudário com o rosto de Cristo. O Judas é queimado no domingo de Páscoa entre fogos e balas para a criançada. 

O município de Santana de Parnaíba (SP) recebe milhares de fiéis. Este ano, a encenação está programada para os dias 17, 18 e 19 de abril, na Barragem Edgard de Souza, km 40 da Estrada dos Romeiros, com entrada franca. 

Em Aparecida (SP), a semana santa tem programação extensa. Na quinta-feira haverá orações no Santuário Nacional o dia todo e a noite a missa da Ceia do Senhor, também chamada de celebração de lava-pés. Na Sexta-Feira Santa, terá a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai milhares de fiéis. O Santuário Nacional recebe romeiros e peregrinos, sendo o dia mais movimentado o Domingo de Ramos. Durante o ano de 2012, o santuário foi visitado por 11 milhões de romeiros. 

No Nordeste a programação também é intensa. Em Nova Jerusalém, distrito de Fazenda Nova (PE), é realizada a encenação da Paixão de Cristo. O cenário do teatro a céu aberto reúne nove monumentais palcos. O elenco é composto por mais de 500 participantes. 

No município de Bom Jesus (PI) as celebrações da Paixão de Cristo completam 10 anos. Na cidade de Goiás (GO), a meia noite de quinta-feira da semana santa os postes de luz do centro histórico do município se apagam. Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim. A procissão é acompanhada por aproximadamente 10 mil pessoas.
Ascom

Nenhum comentário :

Postar um comentário