15/05/2014

Santa Casa faz campanha para arrecadar doações

Image-0-Artigo-1613141-1Com mais de 150 anos de história, o maior hospital filantrópico do Ceará luta para manter as contas em dia. Cerca de 95% dos atendimentos são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, segundo a Santa Casa, o repasse federal só cobre 65% dos procedimentos, obrigando a instituição a buscar outros meios para se manter, como a realização de consultas populares, convênios, doações voluntárias. Para estimular as contribuições, o hospital lançou campanha nas redes sociais.
Segundo o provedor da Santa Casa, Luiz Gonzaga Nogueira Marques, o hospital atende cerca de 30 mil pacientes por mês no ambulatório e na emergência, sendo a grande maioria através do SUS. Para equilibrar as finanças, a entidade passou a realizar consultas populares, cobrando taxa de R$ 30,00 em horários em que há capacidade ociosa não coberta pelo sistema.
"A consulta popular permite que a gente viva permanentemente com os leitos ocupados e com o atendimento ao mais necessitado pelo preço bem abaixo daquilo que seria cobrado aí fora", disse o provedor. Marques faz questão de reforçar que "esse tipo de consulta só é permitido depois que todos os pacientes do SUS forem atendidos". O valor cobrado é dividido entre o profissional de saúde e o hospital.
As doações, principalmente as feitas através do pagamento da conta de energia, são fundamentais para manter a Santa Casa em funcionamento. Contudo, os valores repassados pela Companhia de energética do Ceará (Coelce) apenas contribuem para cobrir as despesas.
De acordo com Luiz Marques, apenas 3,4% das contas da Coelce, cerca de 100 mil, estão cadastradas para doar algum valor. Para aumentar esse número, o hospital filantrópico inaugurou uma conta no aplicativo de fotos Instagram e está divulgando através da hashtag #doesantacasafor uma imagem estimulando a participação da população.
Se o faturamento aumentar, a Santa Casa, que atualmente tem 20 residentes, poderá iniciar o objetivo de se tornar um hospital escola, o que também permite o recebimento de recursos do Ministério da Educação. Além disso, os doadores estarão contribuindo para manter um dos objetivos da instituição. "Nós temos um lema: ninguém volta daqui sem que tenha sido atendido", diz Luiz Marques.
Convênios
Outro meio de arrecadação é através de convênios com os governos estadual e municipal. "No caso do Estado, nós temos um convênio para atender 39 pacientes do HGF (Hospital Geral de Fortaleza) para pacientes clínicos de leito de retaguarda e outro para fazer cirurgias de alta complexidade. Nós temos feito uma média de 35 a 40 cirurgias destas por mês", enfatiza Marques. Aos sábados, também são feitos procedimentos da área de urologia, também em parceria com o Estado, que repassa as verbas para custear as cirurgias.
Já o convênio com a Prefeitura de Fortaleza inclui cirurgias de média complexidade de ortopedia e buco-maxilo-faciais. "São repasses mensais feitos com um diferencial do preço do SUS. Acaba sendo o pagamento conveniente para aquele procedimento. Não dá lucro, mas também não dá prejuízo", disse o provedor. "Com estes convênios, estamos perto de atingir mil cirurgias por mês. Hoje são em média 900", comemora.
O gestor ressalta que se mantivesse a Santa Casa apenas com o SUS jamais conseguiria ter recursos para manter o hospital funcionando na sua capacidade plena. "Tenho capacidade de fazer 700 cirurgias por mês. O SUS só financia 462. Por isso, fazemos esse convênio, para dar razão à mão de obra ociosa temos", diz.
FIQUE POR DENTRO
Unidade possui 340 leitos hospitalares
A Santa Casa de Fortaleza conta com 340 leitos hospitalares e outros sete na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A entidade também possui um centro cirúrgico com oito salas, onde são realizadas diariamente 35 cirurgias de segunda a sexta-feira, somando cerca de 770 procedimentos por mês, sem contar os que são feitos pelos convênios.
A Santa Casa também possui uma emergência clínica atendendo paciente inclusive de madrugada.
Mais informações
Santa Casa de Fortaleza
Rua Barão do Rio Branco, 20 - Centro
Telefone: 3455.9100
Cadastramento de doações via conta de energia: 3392.0301
Instagram: @santacasafor
Germano Ribeiro
Repórter
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário