15/05/2014

Saudação a Dom Volodêmer Koubetch

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, assinou, na tarde de ontem, dia 14, saudação da Conferência a dom Volodêmer Koubetch, nomeado arcieparca da elevada eparquia de São João Batista de Rito Ucraniano para Arquieparquia Metropolitana, localizada em Curitiba (PR). Na saudação, a CNBB,  deseja que "seja fecunda a ação evangelizadora na Arquieparquia, certos de que 'a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária' (AE, 21)".

Veja a íntegra da saudação:
 Saudação a Dom Volodêmer Koubetch, OSBM

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB recebe, com alegria, a elevação da Eparquia de São João Batista de Rito Ucraniano, em Curitiba, no Paraná, para Arquieparquia Metropolitana, por decisão do Papa Francisco, que também nomeou Dom Volodêmer Koubetch como primeiro Arcieparca.
A Arquieparquia de São João Batista teve origem em 1962, quando o Papa João XXIII criou o Exarcado Apostólico para os fiéis de Rito Ucraniano. Em 1971, o Papa Paulo VI erigiu-o à Eparquia, com sede em Curitiba.
Dom Volodêmer, natural de Mandaguaçu, no Paraná, foi ordenado sacerdote em 1981 e nomeado bispo coadjutor de São João Batista em Curitiba dos Ucranianos em 2003. Em 2006, Dom Volodêmer foi nomeado Eparca, pelo Papa Bento XVI. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Em comunhão com o Povo de Deus da Arquieparquia de São João Batista, desejamos que seja fecunda a ação evangelizadora na Arquieparquia, certos de que “a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária” (AE, 21).
A CNBB saúda Dom Volodêmer, entregando o seu ministério à proteção da Virgem Maria.
Receba nossas preces,

+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário :

Postar um comentário