13/07/2014

Igreja Anglicana está perto de aceitar mulheres bispos

Expectativa é que a reunião seja o passo final para que as autoridades eclesiásticas anglicanas aprovem a ordenação.
Mudança histórica será votada em Sínodo na segunda-feira
Se prenuncia como histórico o Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra, que começou na última sexta-feira (11) em York e vai até a próxima terça (15). A expectativa é que a reunião seja o passo final para que as autoridades eclesiásticas anglicanas aprovem a ordenação de bispos mulheres.
No último mês de fevereiro, esse mesmo Sínodo decidiu reduzir de seis para três meses o período de consulta sobre a medida nas 44 dioceses inglesas. Caso o clero dê o seu aval definitivo à nova regra, as primeiras religiosas serão ordenadas entre o final deste ano e o início de 2015.
Essa mudança histórica é apoiada pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, e pelo premier britânico, David Cameron. Apesar do Sínodo terminar apenas na terça, a votação sobre a ordenação de mulheres deve ocorrer um dia antes. Em novembro de 2012, essa mesma iniciativa foi rejeitada por uma diferença de seis votos.
No entanto, das 44 dioceses, 43 aprovaram a medida em 2014, e uma não conseguiu manifestar sua opinião a tempo. Se o Sínodo chancelar a nova regra, ela deve ser votada pelo Parlamento do Reino Unido e ser sancionada pela rainha Elizabeth II, duas passagens que parecem apenas mera formalidade.
Ansa

Nenhum comentário :

Postar um comentário