09/09/2014

Em Brasília, Igreja começa a tecer Rede Pan-Amazônica


É grande a expectativa para o início do encontro que vai fixar as bases da Rede Eclesial Pan-Amazônica. O encontro, que terá início logo mais, às 14 horas, na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília, se estenderá até a sexta-feira, reunindo cerca de 60 representantes institucionais de países da América Latina, Alemanha, França e Espanha. 

O objetivo geral do encontro é fixar as bases de uma Rede Eclesial Pan-Amazônica a partir do diálogo, articulação e construção de consensos sobre a Missão eclesial na Amazônia, definindo assim uma visão de conjunto da Pan-Amazonia. Ao longo destes quatro dias do encontro, os participantes vão compartilhar suas experiências e expectativas, buscando estabelecer uma visão comum e alguns consensos para a construção da Rede Eclesial Pan-Amazônica a curto, médio e longo prazo. Além de definir os objetivos da rede e sua linha de ação, também será aprofundada a problemática das Mudanças Climáticas.

Na abertura dos trabalhos estarão presentes o Presidente do Departamento Justiça e Solidariedade do CELAM, Dom Pedro Barreto, o Sr. Tebaldo Vinciguerra, do Pontifício Conselho Justiça e Paz, representando o Cardeal Turkson, o Presidente do Secretariado Latino-americano e do Caribe da Cáritas (SELACC), Dom Jose Luis Zuaje, a Presidente da Conferência Latino-americana e do Caribe de Religiosos e de Religiosas (CLAR), Ir. Mercedes Casas, o Vice-Presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, o Arcebispo de Brasilia Dom Sergio da Rocha e o Núncio Apostólico no Brasil.

Na tarde desta terça-feira, após a abertura e apresentação dos participantes, serão apresentados os antecedentes históricos da rede Eclesial Pan-Amazônica, os Objetivos e Metodologia de trabalhos do encontro e as expectativas dos participantes. Os trabalhos serão concluídos com uma celebração eucarística e na parte da noite, serão apresentados vídeos sobre a Pan-Amazonia e a missão eclesial.

A Amazônia compreende 9 países sul-americanos. 60% dela está presente no Brasil, 13% no Peru e o restante na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical do mundo. Preservação deste bioma, populações autóctones, desenvolvimento predatório, trabalho missionário, vão reunir, até sexta-feira, aqui na sede das Pontifícias Obras Missionárias, a Companhia de Jesus, Missionários da Consolata, Maristas, a Comunidade de Vida Cristã e Caritas Internacional, Pastorais Sociais e Caritas da região, Bispos delegados da Amazônia de 6 países da Pan-Amazonia, projetos Pan-Amazônicos, Conselho Indigenista Missionario, SIGNIS, Caritas Espanha, França e Alemanha entre outras instituições e organizações colaboradoras.

Mas quem nos fala sobre quais são as expectativas deste encontro que é o Padre Sidney Marco Dornelas, assessor para a Missão Continental e membro da coordenação do encontro (clique acima para ouvir).

De Brasília, para a Rádio Vaticano, Jackson Erpen


do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário