12/09/2014

Rede Pan-Amazônica: humildade, com ambição


Nesta quinta-feira, 11, continuaram os trabalhos do encontro que se realiza na sede das Pontifícias Obras Missionária, em Brasília, para consolidar a Rede Eclesial Pan-Amazônica. O dia, bastante intenso, foi marcado por partilhas e reuniões entre os participantes, divididos em grupos. Na parte da tarde, o Presidente da CNBB, Dom Raimundo Damasceno Assis, tomou parte nos trabalhos, reunindo-se aos debates.

Como nas manhãs anteriores, o dia começou com a celebração da Missa, cujos rituais iniciais evocaram situações da Amazônia e dos povos indígenas. As palestras que se seguiram estiveram a cargo do Oficial do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Tebaldo Vinciguerra, que abordou o tema “A visão do Pontifício Conselho Justiça e Paz sobre a Ecologia”, citando intervenções de Bento XVI e Papa Francisco sobre preservação da Criação. Após, o Padre Raimundo Possidônio falou sobre o tema “Pan-Amazônia e a experiência missionária eclesial”, destacando a importância da aliança com outros grupos e instituições para servir a Amazônia e afirmando: “A esperança nos impulsiona”.

Na dinâmica que se seguiu, os participantes foram convidados a refletir sobre os acertos, os equívocos, os desafios, as características da identidade pastoral e os fundamentos da espiritualidade, na missão eclesial Pan-Amazônica. 

Na parte da tarde, houve uma troca de experiências para retroalimentar o trabalho dos grupos. Momentos antes do encerramento dos trabalhos, foi dada a palavra aos presentes para uma breve reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos até agora. O representante do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Tebaldo Vinciguerra - referindo-se à experiência vivida no encontro -, perguntou se “seria possível sonhar isto, há alguns anos, com este encontro, reunindo bispos, cardeais, leigos, pessoas de diferentes países, que partilham, convivem e fazem refeições juntos”. Ele acrescentou que talvez o resultado deste encontro, “só será visível daqui a alguns anos, mas o que se realizou aqui neste dias, seria algo impensável há algumas décadas” e exortou os participantes a serem “instrumentos nas mãos de Deus, humildes, porém ambiciosos”.
À noite, foi realizada a atividade cultural “Sabores da Amazônia”, onde os participantes das diversas regiões e países, partilharam suas identidades culturais através da música, dança, comidas e bebidas típicas.

Um dos presentes no encontro é o Arcebispo de Natal e membro da Comissão da Amazônia da CNBB, Dom Jaime Vieira Rocha:

A necessidade de articulação com organismos de outros países – aqui chamados de “colaboradores fraternos”, é um dos tópicos que caracteriza a Rede Eclesial Pan Amazônica. A Rádio Vaticano conversou com Cecilia Iorio, representante Brasil e Paraguai da Agencia Católica de Desenvolvimento Internacional (CAFOD): (para ouvir, clique acima)

(JE)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/09/12/rede_pan-amaz%C3%B4nica:_humildade,_com_ambi%C3%A7%C3%A3o._ou%C3%A7a_enviado_da_rv!/bra-824774
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário