«Benvenuti rifugiati» é o nome de um novo site criado por estudantes, que tem como objetivo fomentar o acolhimento de refugiados por famílias que tenham residência em Itália
Voluntários e estudantes criaram o site Benvenuti rifugiati (Bem-vindos refugiados, em português) para prestar um serviço de acolhimento residencial, em casas de famílias, aos refugiados que pedem asilo em Itália. Através desta iniciativa, pretende-se ajudar os refugiados no processo de inclusão social, fazendo com que estes se insiram numa família, contribuindo assim para a aprendizagem do idioma, na procura de um trabalho e até de uma residência.
Em declarações à Rádio Vaticano, Germana Lavagna, uma das fundadoras do portal, disse que «não se trata apenas de uma ferramenta online para o aluguer em acomodações residenciais (…), mas de um projeto que garante assistência completa e uma orientação para o processo de interação».
Ainda em período experimental, o site promove uma mudança cultural para o fenômeno da migração. «Estamos profundamente convencidos de que esta é chave para dar um acolhimento humano, caloroso, relacional e para facilitar todo o processo seguinte. Na nossa opinião, o acolhimento na altura da chegada a um país depende muito dos processos de inclusão e interação», destacou Germana Lavagna.
Fátima Missionária
Alunos criam site para apoiar refugiados
Nenhum comentário :
Postar um comentário