26/01/2016

Judeus se solidarizam com salesianos por cemitério profanado

Rádio Vaticana



Jerusalém (RV) –  Para expressar solidariedade e apoio aos salesianos, um grupo de judeus – mais de sessenta pessoas – visitou o cemitério salesiano de Beit Gemal, alvo de atos de vandalismo em dezembro passado.


Depois da mensagem de boas vindas do Superior da Casa salesiana, o grupo visitou o cemitério onde os trabalhos de reparação já começaram. Os visitantes, a seguir, plantaram uma oliveira na entrada da casa antes de ir para o Santuário de Saint Etienne e visitaram a exposição sobre a história deste lugar de memória, guiados por Beni Salzberg e um irmão salesiano.


O momento forte do encontro foi o pronunciamento de  um dos visitantes, que se referiu à visita do Papa Francisco à Grande Sinagoga de Roma, no domingo, 17 de Janeiro. Na ocasião, o Papa dirigiu-se aos judeus como seus “irmãos e irmãs mais velhos”, enquanto no mesmo dia, pessoas mal intencionadas investiram contra a Igreja da Dormição, em Jerusalém, sujando as paredes com grafites insultando os cristãos.


O Santo Padre sublinhou com grande emoção como as relações entre judeus e cristãos tenham melhorado drasticamente nos últimos cinquenta anos. Ele lembrou, em particular, o documento lançado recentemente pela Santa Sé, em 10 de dezembro, onde pedia aos católicos para não realizarem gestos de proselitismo em relação aos judeus, e lembrarem-se de que eles são salvos por seguirem a religião de seus pais.


O grupo por trás desta iniciativa de solidariedade pertence a uma organização fundada em 2011 para lutar contra todas as formas de racismo em Israel, em coordenação com outras organizações que perseguem o mesmo objetivo.


O nome desta organização é “Tag Meir” (luz tag), em oposição a uma outra organização de colonos ultranacionalistas chamada TAG Mehir (preço tag). Assim assinaram quando vandalizaram uma mesquita ou lugares cristãos ( Tabgha, Beit Gemal, Latrun, Assunção, etc.). A palavra Mehir designa o preço que o governo israelense deve pagar, porque, de acordo com estes ultranacionalistas, as autoridades favorecem os seus objetivos. (JE)


(from Vatican Radio)



Judeus se solidarizam com salesianos por cemitério profanado

Nenhum comentário :

Postar um comentário