15/02/2016

Fidel Castro se reúne com patriarca da Igreja Ortodoxa russa

Durante o encontro em Havana, Fidel e Kirill conversaram sobre a luta contra a discriminação, preservação da paz, sobrevivência humana e outros temas


O líder cubano Fidel Castro agradeceu ao patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, por sua contribuição à amizade entre seus dois países, durante a visita do religioso – informou neste domingo o jornal Juventud Rebelde.


“Fidel levou palavras de reconhecimento ao Santíssimo Patriarca Kirill por sua importante contribuição para o fortalecimento da amizade entre os povos russo e cubano e para a difusão dos valores que os unem”, disse uma breve resenha do jornal, acompanhada de seis fotos das duas personalidades.


O patriarca partiu de Cuba às 13h20min locais (16h20min, horário de Brasília) rumo ao Paraguai, próxima parada de sua viagem latino-americana. Depois, Kirill seguirá para o Brasil.


O presidente de Cuba, Raúl Castro, despediu-se do líder religioso no aeroporto.


Em visita oficial a Cuba desde quinta-feira, Kirill participou, na sexta, de uma histórica reunião com o papa Francisco no aeroporto de Havana, na qual deixaram para trás mil anos de discórdias eclesiásticas e emitiram uma declaração ecumênica contra a guerra e contra o terrorismo, e a favor da paz e da família.


Afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde, Fidel recebeu Kirill na tarde de sábado em sua residência em Havana. No encontro, os dois “dialogaram sobre temas de interesse vinculados à causa dos pobres, à luta contra a discriminação, pela preservação da paz e pela sobrevivência humana”.


O líder cubano completará 90 anos em 13 de agosto. Nas fotos, ele e Kirill aparecem acompanhados da esposa de Fidel, Dalia Soto del Valle, e dos tradutores na sala da residência. É nesse local que Castro recebe, com frequência, visitas internacionais.


Ambos já se conheciam das viagens anteriores de Kirill a Cuba, em 1995, 2004 e 2008, quando ainda não era o primaz da Igreja Ortodoxa russa.


Evangélicos


As altas hierarquias católicas continuaram, em Havana, encontros inter-religiosos no sábado, desta vez com evangélicos, após a histórica reunião ecumênica entre o papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo, Kirill – informou a imprensa local neste domingo.


O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, reuniu-se com Joel Ortega, o presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (que agrupa mais da metade de igrejas evangélicas do país), assim como com dirigentes e líderes de igrejas e de instituições cristãs e com o vice-presidente da Comunidade Hebreia de Cuba, relatou o jornal Juventud Rebelde.


Esta é a primeira vez que um alto hierarca do Vaticano se reúne com a representação dos evangélicos cubanos, em “um diálogo respeitoso e cordial”, acrescentou o jornal.


Os evangélicos são a terceira maior fé de Cuba, depois dos católicos e dos praticantes de cultos africanos. Os ortodoxos contam apenas com três mil devotos na ilha, principalmente diplomatas e russos casados com cidadãos cubanos. (AFP)




Fidel Castro se reúne com patriarca da Igreja Ortodoxa russa

Nenhum comentário :

Postar um comentário