13/04/2016

Francisco em Lesbos para manifestar «proximidade e solidariedade»

Papa pede orações pela sua visita à ilha grega


Cidade do Vaticano, 13 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje no Vaticano que vai visitar a ilha grega de Lesbos, este sábado, para manifestar “proximidade e solidariedade” aos refugiados e à população local, pedindo a oração dos fiéis por esta viagem.

“No próximo sábado vou deslocar-me à ilha de Lesbos, onde nos últimos meses passaram muitíssimos refugiados. Irei, juntamente com os meus irmãos o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, e o arcebispo de Atenas e toda a Grécia, Jerônimo, para exprimir proximidade e solidariedade tanto aos cidadãos de Lesbos como a todo o povo grego, tão generoso no acolhimento”, declarou, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.


“Peço, por favor, que me acompanhem com a oração, invocando a luz e a força do Espírito Santo e a materna intercessão da Virgem Maria”, prosseguiu.


Francisco vai regressar assim a uma ilha-símbolo da crise dos refugiados e migrantes que procuram chegar à Europa, depois de ter estado em Lampedusa (Itália), em 2013.


“Acolhendo os convites de sua santidade Bartolomeu, patriarca ecuménico de Constantinopla, e do presidente da República da Grécia, sua santidade Francisco vai deslocar-se a Lesbos no sábado, 16 de abril de 2016”, tinha anunciado o Vaticano.


Segundo o Patriarcado de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), esta é uma iniciativa que visa “inspirar a implementação de ações apropriadas para a proteção das comunidades cristãs em sofrimento” e uma “resposta adequada à situação crítica dos refugiados”.


A Organização Internacional para Migrações (OIM) revelou que mais de 172 mil migrantes e refugiados chegaram à Europa pelo mar em 2016, até ao início de abril.


OC


 


Francisco em Lesbos para manifestar «proximidade e solidariedade»

Nenhum comentário :

Postar um comentário