15/10/2016

Papa para Presidente da Argentina: "força e em frente"

O Papa Francisco recebeu no Vaticano, o Presidente da República Argentina, Mauricio Macri, com sua família


Da redação, com Rádio Vaticano


papa_presidente_argentina

Papa Francisco com o Presidente da República Argentina, Mauricio Macri, e sua família / Fonte: L’Osservatore Romano



Neste sábado, 15, o Papa Francisco recebeu no Vaticano, o Presidente da República Argentina, Mauricio Macri, com sua família. É a segunda vez que o Presidente argentino visita o Vaticano e na ocasião, Mauricio Macri havia convidado Francisco a visitar seu país, mas, segundo o próprio Papa, em uma mensagem ao povo argentino, por motivo do Bicentenário da Independência do país, não poderá realizá-la nem no próximo ano, devido seus numerosos compromissos.


“O mundo é maior que a Argentina. Deixemos ao Senhor a escolha de uma data oportuna”, afirmou na mensagem.


Referindo-se ao encontro de hoje com Francisco, o Presidente Macri declarou que foram abordados vários temas, como a preocupação com a situação da Argentina e do mundo.


Depois, Mauricio Macri expôs ao Papa seu novo plano de infraestruturas e, sobretudo, do sistema de transporte ferroviário, que o Papa conhece muito bem. Aliás, Francisco disse-lhe que “cada rede ferroviária que se recompõe é uma comunidade que revive, pois cria trabalho e, assim, não se deve ir procurá-lo em outros lugares.”


Por fim, Francisco e Macri conversaram sobre o alto nível de pobreza na Argentina. Neste sentido, ambos concordaram que “não se pode perder nem mesmo um segundo”, pois os números representam as tantas famílias que vivem em necessidade.


Segundo Macri, o encontro com o Papa foi “bom e positivo”, pois ambos se conhecem há anos; no passado, encontraram-se diversas vezes e mantiveram vários contatos telefônicos. Falando do Papa, Macri disse que ele “é um verdadeiro líder moral”.


Ao se despedir do Santo Padre, o Presidente argentino deu-lhe de presente uma escultura do artista argentino, Alejandro Marmo, realizada com materiais descartáveis, que simboliza o diálogo entre as três grandes Religiões do mundo.


Após a audiência, em uma coletiva de imprensa, na Embaixada da Argentina junto à Santa Sé, o Presidente Macri afirmou aos jornalistas: “Após quase uma hora de encontro, o Pontífice me disse: ‘força e em frente’.”



Papa para Presidente da Argentina: "força e em frente"

Nenhum comentário :

Postar um comentário