O astro do rock Bob Dylan não irá à Estocolmo para receber seu Nobel de Literatura, anunciou a Academia Sueca, responsável pela premiação, em comunicado citado pela agência Associated Press nesta quarta-feira (16).
Contato difícil
Dylan foi anunciado como ganhador do Nobel em 13 outubro, “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”.
Ele demorou a se pronunciar sobre o prêmio e a Academia chegou a divulgar que havia desistido de entrar em contato com o artista, após várias tentativas.
“Se eu aceito o prêmio? É claro”, afirmou Dylan, após duas semanas de silêncio, segundo um comunicado divulgado pela instituição sueca no fim de outubro. “A notícia sobre o Prêmio Nobel me deixou sem palavras. Eu agradeço muito por essa homenagem.”
Ao ser questionado se pretendia ir à cerimônia de premiação pelo jornal britânico “The Telegraph”, ele respodeu: “Absolutamente. Se for possível”.
Decisão incomum
A Academia disse que “respeita a decisão de Dylan”, acrescentando sua escolha é “incomum, mas não excepcional”. Em 2004, o dramaturgo e escritor austríaco Elfriede Jelinek ficou em casa, citando uma fobia social.
Segundo a entidade responsável pelo Nobel, o prêmio continua sendo de Dylan. Ele terá seis meses para recebê-lo, depois do dia 10 de dezembro, de acordo com o regulamento.
Escolha polêmica
Dylan, de 75 anos, é considerado um dos mais importantes nomes da música do século XX. Pelo Nobel, ele poderá receber 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões).
A opção do Nobel por um músico – e não por um escritor de ofício – soa incomum e gerou polêmica após o anúncio. O nome de Dylan, porém, vinha sendo cotado havia muitos anos.
Também poeta e com diversos livros lançados, o artista é aclamado sobretudo pelo lirismo de suas letras. Neste ano, no entanto, ele não estava entre os favoritos nas casas de apostas.
G1
Bob Dylan não vai a Estocolmo para receber Nobel, diz Academia Sueca
Nenhum comentário :
Postar um comentário