15/02/2012

Direitos Humanos: Vaticano e Grã-Bretanha unem-se em apelo pela liberdade religiosa

Comunicado conjunto sublinha necessidade de criar compromissos em favor dos mais pobres

Cidade do Vaticano, 15 fev 2012 (Ecclesia) – A Santa Sé e o Governo britânico lançaram hoje um apelo conjunto em favor da liberdade religiosa como um “direito humano fundamental”, pedindo ainda respeito pelas religiões “em todos os países”.
A posição é assumida no final de dois dias de conversações entre o arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados, e uma delegação ministerial da Grã-Bretanha, presidida pela baronesa Sayeeda Hussain Warsi.
O comunicado final do encontro, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, fala na “necessidade urgente” de fortalecer o “compromisso universal” na defesa da liberdade religiosa e no combate à “intolerância e discriminação com base na religião”.
A iniciativa acontece no 30.º aniversário do restabelecimento de relações diplomáticas bilaterais e recordou ainda a visita de Bento XVI ao Reino Unido, em setembro de 2010.
O Papa recebeu esta manhã os membros da delegação britânica, que se avistaram também com o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
As duas partes manifestaram preocupações com a situação das pessoas que passam fome ou não têm acesso à educação e emprego, bem como das mulheres que morrem no parto.
“Em vista destes desafios, reconhecemos uma obrigação comum em encontrar um quadro financeiro e comercial internacional justo e iremos lutar por um futuro melhor para toda a humanidade, tendo em conta, de forma particular, o cuidado com as pessoas mais pobres do mundo”, pode ler-se.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário