14/02/2012

Pastoral da Sobriedade promove Semana Nacional contra o Alcoolismo


Com o tema “Alcoolismo, questão de saúde pública!” e o lema  “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf.eclo38,8), a Igreja Católica, por meio da Pastoral da Sobriedade, está promovendo a Semana Nacional Contra o Alcoolismo, de 13 a 19 de fevereiro. Em Fortaleza, na próxima quinta-feira, (16) das 16h às 18h, a Pastoral realiza encontro de formação  e debate com o tema da campanha. Será no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rua Rodrigues júnior n° 300, Centro) em Fortaleza. O evento é aberto ao público.
Durante toda a semana acontecem também palestras em colégios da rede municipal estadual e particulares e sensibilização nas paróquias e comunidades onde a Pastoral atua. De acordo com o Coordenador Estadual da Pastoral da Sobriedade no Ceará, Rogério Melo, na capital existem 25 paróquias com grupos da Pastoral. No interior, o número chega a 33. 
Danielle Santos, integrante da Coordenação de Formação da Pastoral da Sobriedade no Ceará, explica que o alcoolismo é uma doença e como tal, precisa ser  tratada, “ou melhor, precisa ser evitada a partir da família, para melhor proteger crianças, adolescentes e jovens, para que não venham tornar-se um alcoolista”.
Assim, os organizadores da Semana, no Ceará, explicam que o evento tem como objetivo “combater, com fé e sabedoria, o uso abusivo das bebidas alcoólicas, porém, a prevenção precisa ser feita em todos os momentos da vida, a partir do testemunho”.
Rogério destaca que o tema da Semana deste ano faz um link com o tema da Campanha da Fraternidade 2012 – “Fraternidade e Saúde Pública”, acompanhando o direcionamento da Igreja no Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que leva a sociedade a refletir sobre a saúde publica.
Saiba mais sobre a Pastoral da Sobriedade
É uma ação da Igreja para colaborar na prevenção e recuperação da dependência química. Busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação para, através da pedagogia de Jesus - Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão. A Pastoral atua diretamente com as pessoas envolvidas na drogadição por meio de grupos de auto-ajuda instalados em paróquias católicas. Mas os grupos são abertos a adeptos de outras religiões.
Mais informações: Rogério Melo, Coordenador Estadual da Pastoral da Sobriedade no Ceará – (fone: 85 3388 8707 / 85 8687 9628) e Danielle Santos, integrante da Coordenação de formação da Pastoral da Sobriedade no CE – (fone: 85 9141 2371)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário