Lisboa, 14 jul 2012 (Ecclesia) – A organização dos Jogos Olímpicos (JO) de Londres, com início marcado para o próximo dia 27, vai reservar espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil atletas de mais de 200 países, incluindo Portugal.
O centro interconfessional da aldeia olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas, entre outros, para “oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual”, bem como vários momentos de celebração e encontros de grupo.
Este espaço foi visitado por representantes das nove religiões que vão oferecer a sua presença durante os JO 2012.
Além da presença no centro interconfessional, a organização londrina anuncia serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação, envolvendo “193 capelães das comunidades religiosas” locais.
Os JO 2012 têm vindo a ser preparados, a este nível, desde 2007, com um grupo de referência de várias religiões para promover o seu envolvimento neste evento desportivo.
Durante a competição, os representantes religiosos poderão circular na aldeia olímpica com um identificação e um crachá próprio, com a palavra ‘Faith’ (fé) e os logos dos J0.
A Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales tem departamento próprio para os jogos de Londres e vai organizar o ‘Joshua Camp’, uma espécie de Jornada Mundial da Juventude em menor escala para jovens com mais de 18 anos e de caráter ecuménico, entre os dias 1 e 13 de agosto.
Celebrações litúrgicas, momentos de oração e catequeses diárias vão somar-se a eventos de teatro, dança e arte em geral, para além do desporto.
“O Joshua Camp vai oferecer aos cristãos muitas oportunidades para promoverem experiências de serviço e hospitalidade”, refere à Rádio Vaticano James Parker, coordenador católico para os JO 2012.
Londres vai acolher também a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, entre 29 de agosto e 9 de setembro.
OC
Nenhum comentário :
Postar um comentário