19/10/2012

Jovens apresentam talentos na Mostra do Trabalho Cultural do IEP


Espetáculo de arte, cultura, cidadania e sustentabilidade pode ser vista na III Mostra de Trabalho Cultural do IEP, que acontece sexta-feira ( 19), no Teatro do Colégio 7 de Setembro (Rua Henriqueta Galeno, 1881 – Aldeota), em Fortaleza-CE. No palco, 250 jovens com idades entre 16 e 23 anos, vindos dos municípios Eusébio, Pacajus, Maracanaú, Itaitinga e Chorozinho, apresentarão números de dança, teatro, música e um desfile com peças de material reciclado. Eles recebem formação profissional e cidadã do Instituto de Educação Portal (IEP).  O espetáculo tem entrada gratuita.

Com o apoio dos arte-educadores do IEP, os jovens preparam a Mostra desde julho último, informa o Ailton Pereira, assistente de marketing do Instituto. Eles debateram assuntos ligados a questões sociais e produziram o que será apresentado na Mostra. A gerente de Marketing e Projetos da entidade ressalta que além de mostrarem suas habilidades culturais, os jovens “têm a missão de chamar a atenção da sociedade para seus problemas”.
 
Na apresentação de dança, um grupo dá o exemplo, ao som do reggae de como a  marginalização é uma ameaça. Ao mesmo tempo, aproveitam para deixar a mensagem de como a arte pode ter um papel “grandioso da sedução, pensamentos e a entrega de si mesmo para a confiança, do ser, do amar e lutar”.

No Desfile Ambiental, Luxo no Lixo, outro grupo mostra uma série de atividades que levam materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, a serem coletados, separados e processados para abrilhantar a passarela da moda fashion.
 
No teatro, peças enfocam diversas situações. Uma trata das dificuldades de uma família do interior na cidade grande. Outra dramatiza situações do ambiente de trabalho.  Uma terceira, trata da queda e resgate de uma pessoa que enfrenta problemas com vícios, dinheiro, droga, fama, sexo e religião. A luta de um ex-presidiário para se inserir na sociedade está na trama de mais uma apresentação teatral. Na linha da comédia, o público vai conhecer um cupido trapalhão. A música vai encerrar a programação com a promessa de emocionar a todos.
 
Acesse a programação completa da Mostra.

Saiba mais sobre o IEP

O  Instituto de Educação Portal foi fundado em 1º de dezembro de 2007. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, apoiada e incentivada por cerca de 40 parceiros, dentre empresas privadas, organismos públicos e federações. Ele é uma resposta as necessidades sociais e de qualificação profissional da região de Pacajus-Ceará, na região metropolitana de Fortaleza, sendo um conector de transformações sociais por meio da educação.
 
Seu objetivo é concretizar ações conjuntas para o desenvolvimento de projetos na área de educação profissional de jovens, bem como a inserção no mercado de trabalho. Cerca de 70% desses jovens são contratados efetivamente pelas empresas.

Recentemente a entidade teve seu trabalho reconhecido pela ONU com o Prêmio ONU/Assembléia do Ceará – Eu curto essa cidade. O prêmio é uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado Ceará (AL-CE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de premiar, reconhecer, incentivar e difundir práticas para a erradicação da pobreza no Estado.
 
O Instituto de Educação Portal foi convidado a visitar a sede da ONU, em New York e participar de reuniões do PNUD/EUA, envolvendo os Chefes de Políticas de Juventude da ONU e Órgãos Titulares.

Mais informações: Elane Guedes, gerente de Marketing e Projetos do IEP – (fone: 85 3348 7540)
 

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário