13/10/2012

MENSALÃO: Julgamento chega à sua reta final


O STF vai decidir se José Dirceu e os pagadores de propina formavam uma quadrilha FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Brasília O processo do mensalão vai entrar na reta final com o julgamento da última parte da acusação previsto para as vésperas do segundo turno das eleições municipais. Brasileiros de 50 cidades voltarão às urnas no dia 28 deste mês.

Na semana que antecede o pleito municipal, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e os principais pagadores de propina formavam mesmo uma quadrilha. Até agora, a Corte referendou a maior parte da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e, com isso, derrubou mitos criados ao longo dos últimos anos - o principal deles, o de que não haveria provas para condenar integrantes da cúpula do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores.

O primeiro turno ocorreu no auge do julgamento, quando o tribunal já havia sinalizado a condenação de Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares por corrupção.

Na semana seguinte ao primeiro turno, as condenações se consumaram. Para o cientista político Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília (UnB), o julgamento tem poderes para influenciar o comportamento do eleitor em prejuízo do PT. "Tem um impacto. Que este impacto existe é inegável. Mas ainda não podemos saber o seu peso, ou seja, quantos eleitores votariam no PT e desistiram diante do fato". 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário