MUNDO
África
Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 21/12/2012 | 17:32
Os alunos de uma localidade de Angola têm um novo espaço escolar. A infraestrutura, oferecida à comunidade, pretende proporcionar espaços adequados para o ensino e aprendizagem
IMAGEM
A paróquia de Nossa Senhora das Victórias, na diocese do Lwena (Angola), ganhou esta semana uma escola construída e doada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o nome «Santo Amaro», o estabelecimento escolar conta com seis salas de aulas, área administrativa e casas de banho. Em declarações ao portal O Apostolado, Álvaro Fotinho, representante da Unicef, disse que o novo espaço é a primeira etapa de vários projetos que estão planeados.
«É um passo para incentivar a população e o governo angolano para que continuem a contribuir na qualidade de educação, através da melhoria das condições das crianças [como o serviço de merenda escolar], a formação de professores e apoiar a comunidade para poder perceber melhor quais são as necessidades dos seus filhos ou filhas», frisou no dia da inauguração da infraestrutura.
Adelino Wandjimba, diretor da nova escola, agradeceu a oferta e deu como resolvido um grande problema, embora permaneçam outros de pequena dimensão. «A escola que vamos receber não tem recinto vedado e acreditamos que será alvo de vandalismo. Por isso, pedimos que nos sejam fornecidas guardas para sua proteção», alertou.
Num ambiente festivo, as crianças pediram material didático, mas também a implementação, no próximo ano letivo, da merenda escolar. Este é um serviço já oferecido por uma escola vizinha, e que é necessário no novo estabelecimento escolar, uma vez que a maioria de alunos moram longe da escola e, muitas vezes, não tomam o pequeno-almoço por falta de possibilidades.
Nenhum comentário :
Postar um comentário