04/01/2013

Autoridades e jornalistas apontam a boa notícia de 2012 e sonham com a de 2013


“Quem lê tanta notícia?” Já perguntava o poeta Caetano Veloso diante de uma banca de revista, quando a internet nem ficção científica era. Com a web despejando informações por todos os lados e em todos os segundos é de se perguntar quem produz, lê, vê, ouve, compartilha, comenta tanta notícia? Na enxurrada de informações, notícias que apavoram, indignam, denunciam, esclarecem, alegram, elevam, pacificam. E quem é fonte de notícia, que boas novas anunciaram no ano que passou? Se for para indicar apenas uma, qual seria? E que boa notícia sonham dar em 2013? A ABN foi saber de autoridades e formadores de opinião. Saiba o que disseram:
 
Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, escolheu como a boa notícia que ele deu em 2012, ainda como então Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, o “lançamento e a realização do Projeto Alcance, curso preparatório para o ENEM em que a Assembleia Legislativa passou a oferecer, a partir de maio de 2012”. Ele destaca que o projeto é uma “oportunidade para estudantes de escolas públicas do Estado se prepararem para o ingresso nas universidades, com metodologia de alta qualidade e professores renomados e com vasta experiência na área.”
 
Ele informou também que, com aulas nas áreas Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, cerca de 1.500 alunos selecionados de escolas públicas participaram de aulas preparatórias até a realização das provas do ENEM, em novembro de 2012 e vestibulares em geral. O Alcance trouxe resultados satisfatórios com alunos aprovados, por exemplo, para os cursos de Direito e Arquitetura, em faculdades do Ceará.
 
E que boa notícia o Sr. espera dar em 2013? “Que as políticas públicas no campo da saúde, da educação e de segurança alimentar e de inclusão social implantadas pela nossa gestão na Prefeitura Municipal começam a dar bons frutos e seguem céleres para a erradicação da pobreza extrema em Fortaleza. Essa é uma meta do nosso governo que vamos enfrentar com muito compromisso e seriedade”, diz, seguro.
 
Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof.  Jesualdo Farias, destacou entre as boas notícias que ele deu em 2012: “A UFC ganha visibilidade nacional com a capacitação de quase três mil professores do ensino médio em mais de quinhentos municípios em todos os estados brasileiros.”  Para 2013 ele espera anunciar a seguinte novidade: “Presidenta Dilma sanciona lei de criação da Universidade Federal do Cariri - UFCa.”
 
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará,  Francisco Bezerra, aponta como sua boa notícia de 2012 “ O recorde de terem sido retiradas de circulação, do meio do povo cearense, cerca de 6.000 armas de fogo, através do trabalho intenso do sistema policial.”
 
Para 2013, ele almeja “que, através destas incessantes ações de desarmamento, com ações substanciadas de inteligência operacional, combate ao tráfico de drogas (em 2012, cerca de 2.800 pessoas presas por envolvimento com o tráfico), incremento nos efetivos policiais e fortalecimento da parceria institucional com os novos gestores municipais, o número de homicídios será contido e reduzido no Estado do Ceará”.
 
Para a coordenadora do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, jornalista Ana Márcia Diógenes, em 2012, a boa noticia escolhida por ela foi: “No Ceará, a queda da mortalidade infantil nos municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado, no período de 2007 a 2010, foi de 12,31%. Já entre os municípios que cumpriram todas as etapas da iniciativa do Selo UNICEF e foram certificados, a queda foi quase o dobro: 24,96%.” A manchete que ela anseia ver divulgada em 2013 é: "Não existe mais ninguém no mundo passando fome!"
 
O jornalista Thiago Mendes, vencedor do Prêmio Gandhi de Comunicação 2012, na categoria Jornalismo Impresso, diante da proposta de escolher a boa notícia de 2012, indicou o especial sobre o aniversário de Fortaleza que escreveu para o jornal O Povo em abril, que valeu o Prêmio concedido pela Agência da Boa Notícia. “A reportagem conta a história de três fortalezenses que cotidianamente fazem um bem para a rua, o bairro e o planeta que habitam. Exemplos de cuidados com a cidade - e outro - em uma cidade marcada pela segregação.”
 
E para 2013? “Embora não esteja exercendo a profissão em Redação, espero ver nos meios de comunicação experiências de êxito de comunidades mobilizadas para transformar a cidade. É bonito quando o sentimento de posse dos lugares ultrapassa os limites da iniciativa particular e demanda a soma de esforços”, declara.
 
Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário