04/01/2013

Profissionais adotam objetos familiares no ambiente de trabalho, diz pesquisa


Um simples porta-retrato recorda a recente viagem feita em família. O sorriso caloroso e infantil lembra a mãe ou ao pai o que os espera em casa. O copo colorido dá a sensação de que um pouco do lar está no escritório. Muito se fala das pessoas que levam o trabalho para casa, porém, de acordo com pesquisa recente da Regus – empresa especialista em soluções de espaços para escritórios – o contrário também acontece. Muitos profissionais não abrem mão de um toque pessoal no seu ambiente de trabalho.

A pesquisa realizada com 20.000 empresários e gerentes seniores em mais de 80 países revelou que entre os objetos que não podem faltar na mesa dos profissionais estão iPad, flores, mapas, luz ambiente e música relaxante.

No Brasil, no entanto, os itens comuns mais citados foram: fotos da família, com a preferência de quase um terço dos entrevistados (28%), e objetos de decoração como obras de arte (7%), além dos tradicionais cartões de visita (14%).

Qualquer consultório médico, por exemplo, mesmo asséptico como deve ser o ambiente, reforça os resultados da pesquisa. Portas-retratos espalhados pela mesa mostram famílias que colorem o espaço de tons neutros.

Além do familiar, que dá mais aconchego ao local, o estudo mostrou ainda que objetos religiosos e amuletos da sorte são utilizados para afastar a inveja e as vibrações negativas no trabalho. Enquanto diplomas, certificados e troféus ficam à mostra como recordação de conquistas do passado. “Profissionais em todo o mundo mantêm uma série de objetos em seus ambientes de trabalho para que se sintam mais a vontade e próximos de seus familiares”, comenta Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil. (Com informações da Regus)

Lembretes
A jornalista Jessica Fortes trouxe para seu ambiente profissional uma pequena coruja de biscuit presenteada por sua mãe. “Ela disse que os meus olhos lembram os de uma coruja, por isso quando viu o biscuit o trouxe para mim. Agora, eu o deixo ao lado do meu computador de trabalho. De alguma forma, o objeto me acalma e traz lembranças boas”, comenta.

O funcionário público Carlos Vieira expõe com carinho um cartão rabiscado com letras infantis. No texto, uma importante declaração: “para o melhor pai do mundo”. O mimo foi criado no Dia dos Pais.

Um retrato que reúne uma grande família decora a mesa da secretária executiva Joelma Alves. “Gosto de olhar minha mesa e me sentir a vontade. Objetos pessoais trazem essa sensação. Para mim, não há nada mais pessoal do que a família. Olhar um pouco para o lado e ver todos ali reunidos na imagem me deixa feliz”, explica.

* Foto: Divulgação/Regus
Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário