13/02/2013

12 mil se reúnem por dia em encontro de fé


Milhares de fiéis optaram por trocar a agitação do Carnaval por um momento de fé e renovação espiritual

Encontro atrai cada vez mais p
essoas e é ideal para quem deseja aproveitar os dias de folia de uma forma diferente Fotos: Natinho Rodrigues

Um Carnaval longe da badalação e dos excessos. Em Fortaleza, houve boas alternativas para aproveitar o feriado com tranquilidade. Religiões colocaram um leque de programações especiais. O Renascer 2013, tradicional na cidade, organizado pela Comunidade Católica Shalom, no Ginásio Paulo Sarasate, levou, em cada um dos três dias do evento, 12 mil pessoas. O tradicional retiro de Carnaval aconteceu no período de 10 a 12 de fevereiro.

As missas foram celebradas pelo coordenador da Comunidade Shalom, Padre Antônio Furtado e no último dia, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido, encerrou o evento com uma missa especial. Durante o clima religioso, 30 cantores da Comunidade Shalom, entoaram hinos de paz e amor levando o público a refletir como seria bom um mundo com Deus no coração. Crianças, jovens e adultos estavam em sintonia com as orações. Uns ajoelhavam-se, outros fechavam os olhos ou apenas pensavam. Cada um sentia a mensagem da sua forma. "É um evento maravilhoso. Local para encontrar velhos amigos. As mensagens, as músicas e o ambiente, enfim tudo me encanta", disse a comerciante Marília Fernandes de Sousa, 35.

Já o estudante Glaílson Alves Viana,21, faz três anos que participa do Renascer e conta que a cada ano o evento surpreende. "A energia positiva é que chama atenção. É impossível encontrar alguma pessoa triste aqui. Todos os anos é a mesma alegria e animação", conta.

Público infantil

Nesta edição do Renascer, as crianças puderam participar de atividades lúdicas, fantoches, teatro, oficinas e momentos de oração, ministrados por pedagogos e membros do Projeto Família Shalom. Segundo a organização do evento, 1.200 crianças participaram do "Renascerzinho". O Renascerzinho, como ficou conhecido, agradou famílias que não tinham opções para levar as crianças neste feriado. "Foi uma ótima ideia da organização em criar um espaço para os pequeninos. Gostei do ambiente e minha filha adorou", disse o empresário Antônio Lindomar, 45.

Amparo

A solidariedade marcou a 27ª edição Renascer. Preocupado com o próximo e graças a mais um ano de parceria do evento com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que ocorre desde 2003, foram instaladas dez cadeiras para a coleta simultânea de sangue.

No fim, foram coletadas 235 bolsas. Houve também cadastro para doadores de medula óssea e arrecadação de alimentos. Ainda de acordo com a organização do Renascer, foram arrecadadas 2,3 toneladas de alimentos não perecíveis que serão distribuídos para obras de promoção social do Shalom.

Encontro

Tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em julho, no Rio de Janeiro, no período da Quaresma, haverá um encontro "Testemunhos de fé". Será todos os sábados, às 16horas, com jovens da Comunidade Católica Shalom, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O arcebispo dom José Antonio Aparecido participará dos trabalhos. "Será um momento de fé e de trabalhos voltados para a juventude", disse o arcebispo.

Diversão mantida em outros retiros

No Emerce, crianças e jovens participaram de oficinas de estudo voltadas para o amor ao próximo

Para quem preferiu o sossego e a paz de espírito, outra boa opção foi o 15º Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (Emece), no bairro da Maraponga. O Emece teve como objetivo proporcionar aos jovens um momento de integração e reflexão por meio do estudo da doutrina kardecista, com oficinas de estudo e arte, desenvolvidas dentro do tema: "o que é ser jovem espírita?".

O evento contou com a participação de 400 pessoas, dentre crianças e jovens, levando a eles a importância de respeitar e amar o próximo. Ensinamentos concedidos por Jesus Cristo.

O estudante Gabriel Maranhão, 12, participa do evento há dois anos. Adora tocar violão e por isso se enturmou na oficina de música. "Adoro tocar instrumentos em especial o violão. Aqui, juntamente com outros dois amigos, aprendi a compor algumas canções enaltecendo a paz e os ensinamentos de Jesus Cristo, nosso mestre", afirmou.

Já a universitária Mirla Loureiro,18, desde pequena participa de escola voltada ao teatro. "Participo do Emece desde os doze anos e sempre procuro teatro, que na verdade é minha paixão. Apenas em um ano participei como voluntária", disse.

De acordo com a coordenadora geral do Emece, Fran Setúbal, neste ano, o número de jovens participantes é maior em comparação outros anos. "A adesão é bem superior se compararmos ao ano passado. É um aprova de que o jovem está buscando a cada dia novas alternativas para encontrar a paz de espírito que é fundamental para as nossas vidas", disse.

Igreja Batista

Os batistas aproveitaram para ir ao um acampamento organizado pela Igreja Batista Ágape. Encontro aconteceu durante três dias no Acampamento Vale do Vento, no distrito de Parada, em Maranguape.

Já a Igreja Batista Central (IBC) resolveu promover a solidariedade nas comunidades no entorno da igreja, no bairro Ancuri e no Parque Santa Maria, em Messejana.

Houve também momentos voltados para público infantil, como contação de histórias, recortes de revistas e esculturas com balões. No último dia da programação, foram disponibilizados serviços de verificação de pressão arterial, aferição de glicemia e orientação nutricional.

GIORAS XEREZREPÓRTER
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário