10/02/2013

Moçambique recebe ajuda humanitária portuguesa


MUNDO
Inundações já fizeram mais de 90 mortos

Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 10/02/2013 | 08:20
População moçambicana afetada pelas cheias será auxiliada por médicos portugueses, que vão levar para o país africano medicamentos e equipamento. O governo português agradece à TAP e às empresas farmacêuticas pelo apoio
IMAGEM
Portugal vai enviar uma equipa médica, medicamentos e equipamento para apoiar às vítimas das cheias em Moçambique, informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros. De acordo com um comunicado, que não revela a data do envio da ajuda humanitária, o governo português «expressa o seu reconhecimento à TAP por apoiar esta ação humanitária», por ter facilitado, «gratuitamente» o transporte do material em questão, assim como às «empresas farmacêuticas que se associaram a esta iniciativa».

As inundações das últimas semanas em Moçambique já provocaram a morte a pelo menos 91 pessoas. Segundo Rita Almeida, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, o número de pessoas diretamente afetadas pelas calamidades naturais desde o início da época chuvosa, em outubro passado, atinge agora 211 mil, das quais 150 mil estão alojadas em centros de acomodação. 

No sul do país, a região mais afetada pelo mau tempo, os principais rios continuam a baixar de nível, mantendo a tendência dos últimos dias. «Esta ação da cooperação portuguesa resulta da coordenação de esforços do Ministério da Saúde, do Ministério da Administração Interna e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e está a ser operacionalizada pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua», informa o gabinete do ministro Paulo Portas.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário