O porta voz da Santat Sé, padre Federico Lombardi anunciou hoje no Vaticano que a data de início do Conclave para a eleição do Papa poderá ser conhecida hoje à tarde, após votação que os cardeais vão realizar em reunião.
O padre Federico Lombardi assinalou que o Conclave não começará sábado ou domingo mas num dos dias da próxima semana.
Na congregação (reunião) geral desta manhã estiveram presentes 115 dos 117 cardeais eleitores, ou seja, prelados com menos de 80 anos a 28 de fevereiro, data do início da Sede Vacante, período entre a morte ou renúncia de um Papa e a eleição do sucessor.
Esta manhã pediram a palavra 18 cardeais na congregação geral, elevando para mais de 100 as intervenções nas congregações gerais que começaram na segunda-feira.
Diálogo inter-religioso, bioética, justiça, colegialidade no governo da Igreja e a importância do anúncio alegre e misericordioso do cristianismo foram alguns dos temas aboradados nas intervenções realizadas esta manhã, adiantou o padre Federico Lombardi.
O responsável revelou que mais de 220 mil pessoas se inscreveram no site "Adopt a Cardinal" (Adote um Cardeal), no qual os fiéis são convidados a rezar pelos prelados.
No domingo espera-se que os cardeais presidam à missa nas igrejas de que são titulares, em Roma.
A conferência de imprensa começou com uma saudação a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje.
No encontro com os jornalistas foi apresentado um vídeo sobre a Casa de Santa Marta, onde os cardeais ficam alojados durante o Conclave e onde também está reservado um espaço para o novo Papa, enquanto o apartamento pontifício, que foi selado após a renúncia de Bento XVI, não estiver preparado.
RJM
Agência Ecclesia
Nenhum comentário :
Postar um comentário