08/03/2013

Reflexões, serviços, cultura e lazer em homenagem às mulheres


As conquistas da mulher para fazer valer seu papel e direitos na sociedade avançam. Se os casos de violência ainda causam dores, causam também indignação e a busca por Justiça, com respaldo da Lei Maria da Penha.  As desigualdades também são registradas nas cidades e nos campos. Mas a mobilização social, da qual participam homens e mulheres conscientes, apontam para um futuro melhor. No Ceará, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, terá uma extensa agenda, com atividades para refletir sobre a situação da mulher hoje, para homenagear as mulheres e comemorar conquistas.

Ministério Público
O Núcleo de Gênero Pró-Mulher do MP programou ações para a capital Juazeiro do Norte e Sobral. Em Fortaleza, debate às 9h, na Escola Estadual Deputado Paulo Benevides (Rua Angélica Gurgel, 186, em Messejana) vai esclarecer a população sobre a Lei Maria da Penha, os direitos das mulheres e informar como funciona a rede de atendimento às vítimas de violência.  Messejana foi o bairro com maior índice de violência contra a mulher ano passado.

 Em Sobral, será lançada a cartilha intitulada “Educação e justiça pelo fim da violência doméstica”, às 18h, no Centro de Convenções (Vênus).  Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira haverá palestras com distribuição de folhetos educativos na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa (Rua do Cruzeiro, 497), das 8h ao meio-dia, e no Instituto Federal de Educação Tecnológica (Av. Plácido Aderaldo Castelo, s/n), no período da tarde.

Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), vai promover atividades em todas as regionais, enfocando o tema “Saúde Preventiva – Saúde Humanizada”.   Na Praça do Ferreira, serão oferecidos serviços gratuitos durante toda a tarde, a partir das 14h. Para encerrar a programação, às 19h o Quarteto em Cy (foto) fará show lembrando Vinicius de Moraes. A filha do compositor, Jorgeana Moraes, participará com poesias do pai e relatos sobre ele.

Os serviços que estarão disponíveis na Praça para as mulheres de todas as idades são: orientações sobre saúde, averiguação de pressão arterial e glicose e distribuição de preservativos; atendimento de equipes do Procon e da Defensoria Pública para esclarecer dúvidas; emissão de documentos no Caminhão da Cidadania, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, cadastro de trabalhadoras por equipes do Sine/IDT.



SESC
Para este 8 de março, o Sesc preparou uma  programação em Fortaleza e em sua Colônia Ecológica em  Iparana, gratuita e aberta ao público. Nesta sexta-feira (8), no Espaço Multicultural da Unidade Centro do Sesc (R. 24 de Maio, 692 – Centro), ao meio-dia, o músico cearense Dedé Nunes faz o show “Alma Feminina”, em um almoço musical. A apresentação faz parte do projeto DegustaSom. Ele vai interpretar composições da Música Popular Brasileira que trazem a mulher em destaque.

Em Iparana, serão oferecidas atividades de ginástica laboral, aula de hidroginástica com orientações sobre proteção da pele, exibição de vídeo e roda de conversa sobre a violência contra a mulher, Lei Maria da Penha e Direitos da mulher gestante.

SESC – (fone: 85 3455 2118 (Fortaleza) / 85 3318 4900 (Iparana)

Papo de Mulher
Numa parceria entre O POVO e o Via Sul Shopping, a programação Papo de Mulher  começa hoje e vai segue nos dias  9 e 11 de março. A abertura será com show da cantora Nayra Costa na Praça de Eventos. Participarão do Papo de Mulher, as colunistas do O POVO e apresentadoras da TV O POVO Andréa Fialho (Vanguarda), Arenusa Goulart (Conectado), Lêda Maria (People), Paula Lima (Closet) e Roberta Fontelles (Beleza & Saúde). Elas vão dialogar sobre moda, beleza e tecnologia. A Calypso FM 106,7 montará um palco e receberá atrações.
 
No último dia, a jornalista Lêda Maria vai receber personalidades femininas para o talk show “Grandes Mulheres”.  As convidadas são jornalista, médica homeopata e diretora de marketing da Unifor Erotilde Honório, a pesquisadora e jurista Gina Pompeu, a empresária Luziane Cavalcante, a jornalista Neila Fontenele, a médica obstetra e ginecologista Socorro Magalhães, a estilista e editora-chefe do site No Pátio Lívia Saboya e a professora e advogada da vara de família Maria Vital.


Saiba a programação detalhada no blog www.batepapodemulher.com.br.
 
Última atualização: 07/03/2013 às 19:18:54

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário