Ladeado por ACM Neto, Danielle Novis, Domingos Leonelli e Jacques Wagner, o ministro Gastão Vieira comandou a abertura do tri-evento fotos: TATIANA AZEVICHE/SETUR
A 22ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), realizada no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, nos dias 11 e 12 deste mês, foi marcada por mudanças. Após dez anos, o evento teve dois dias de duração. Além disso, ocorreu simultaneamente a outras duas feiras: o II Salão Baiano, promovido pela Empresa de Turismo da Bahia S/A (Bahiatursa), e a III Feira da Abav-BA, ambas com quatro dias de duração.
O objetivo da BNTM foi colocar o Nordeste na vitrine turística nacional e internacional e conquistar mais visitantes para a região, que desde 2000 tem atraído, por ano, 19,5 milhões de turistas. Hoje, movimenta 22,4% da receita do turismo do País, que alcança um total de R$ 104 bilhões/ano.
O aumento da duração da BNTM foi um pedido dos participantes, verificado através de pesquisa realizada na edição do ano passado, em São Luís-MA. Contudo, a mudança se constituiu num teste e o evento pode voltar a ser realizado em apenas um dia, a partir de 2014.
Uma outra novidade da bolsa de negócios do Nordeste foi a sua formatação, com três espaços: institucional (Estados, companhias aéreas e bancos federais), comercial (operadoras e hotéis) e as rodadas de negócios, este ano agendadas pelos buyers (compradores) e não pelos suppliers (fornecedores), com apoio do Sebrae. O objetivo foi proporcionar uma maior visibilidade dos fornecedores nacionais e, ainda, mais possibilidades de vendas.
Organizada pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), a bolsa de negócios contou com a presença de cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 15 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. Eles mantiveram encontros, fecharam negócios e formataram pacotes com os fornecedores nordestinos - em torno de 170 vendedores e 118 expositores - divididos entre hotéis, pousadas e agências de turismo.
Também prestigiaram a BNTM representantes de companhias aéreas, órgãos governamentais, bancos federais e organizações do segmento turístico. Somente para a Bahia, Estado anfitrião, há estimativa prévia de aumento de 10% da demanda do setor de turismo até o mês de dezembro próximo.
Na coletiva de imprensa, a presidente da CTI-NE, Danielle Novis, e os secretários de Turismo dos Estados destacaram a plena vocação do Nordeste para o turismo
Os compradores nacionais e internacionais, além dos jornalistas convidados, também realizaram visitas a destinos turísticos baianos, optando entre quatro roteiros: Salvador (histórica e panorâmica), Litoral Norte, Baía de Todos os Santos e Recôncavo baiano. A ideia da organização foi mostrar um pouco das belezas da "Boa Terra" e reforçar os números de negócios durante a BNTM.
O secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli, destacou a importância do tri-evento para alcançar a meta de "colocar o Nordeste nas prateleiras como um produto turístico diferenciado e alavancar o fluxo de visitantes". A presidente da CTI-NE e secretária de turismo de Alagoas, Danielle Novis, disse que "a BNTM é uma ótima oportunidade para os Estados evidenciarem seus produtos turísticos, sendo necessário, para tal, articulação política, empresarial e institucional".
Abertura
Na solenidade de abertura, os convidados foram recepcionados com axé e batuques por integrantes do afoxé Filhos de Gandhi e por nativas vestidas de baiana, que distribuíram flores e sorrisos. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do prefeito de Salvador, ACM Neto, abriu o tri-evento.
Secretários de Turismo e empreendedores cearenses estiveram na bolsa, bem como Ernani e Roberto Silva (Ernanitur) e Maria Helena (Hotel Diogo) fotos: leidiane Valli
Nos discursos, as três autoridades enalteceram a força do turismo do Nordeste para a economia do País. Gastão Vieira destacou, ainda, o trabalho realizado por países como Portugal e Espanha que, na crise, enxergaram no turismo uma forma de driblar as dificuldades. Ele pediu apoio aos projetos da pasta que comanda.
O ministro prometeu, ainda para este mês, o início de uma nova campanha de marketing nos aeroportos brasileiros valorizando as seis cidades-sedes da Copa das Confederações.
Na coletiva de imprensa da BNTM 2013, chamou atenção a presença dos titulares das secretarias de Turismo dos Estados nordestinos, diferentemente do que ocorreu na última edição da bolsa, ano passado, em São Luís do Maranhão. Mas, os secretários se limitaram a destacar as potencialidades e a infraestrutura dos seus Estados para receber turistas nacionais e internacionais.
"Prioridade"
Secretários de Turismo e empreendedores cearenses estiveram na bolsa, bem como Ernani e Roberto Silva (Ernanitur) e Maria Helena (Hotel Diogo) fotos: leidiane Valli
O titular da Setur-CE, Bismarck Maia, destacou o Ceará, mas foi além. Para ele, o turismo ainda não é prioridade no Brasil. Segundo Maia, o orçamento destinado ao Ministério do Turismo (MTur) é pífio "e não dá pra fazer nem boato, que dirá promoção turística". O titular da Setur-CE pediu mais investimentos do governo federal em infraestrutura, aliada à capacitação de pessoal. "É preciso que a anunciada prioridade para o turismo se reverta em repasse de recursos", enfatizou, lembrando que "é preciso unir capacidade de gestão a recursos. Sem essas duas etapas não dá para governante nenhum anunciar que turismo é prioridade".
Bismarck Maia garantiu que o governo do Ceará está fazendo a sua parte e tem priorizado o turismo ao colocar a Setur-CE à frente das obras de infraestrutura, realizadas em sua maior parte com recursos do tesouro estadual. Neste tocante, reiterou a intenção do governo Cid Gomes de iniciar, até o final de 2013, a construção de um equipamento de lazer e entretenimento na Praia Mansa, em Fortaleza, semelhante à Ópera de Sidney, na Austrália, com investimento de R$ 700 milhões. O lançamento do projeto está previsto para o início de agosto.
"Nenhuma unidade da federação fez e continua fazendo tantas obras no turismo como o Ceará", apontou Maia. O secretário disse ainda que o Estado está priorizando a promoção turística junto ao público final, para o que dispõe de R$ 25 milhões para o ano de 2013. A prioridade é o mercado doméstico, sem abrir mão do mercado internacional. Neste sentido, a Setur-CE prepara a realização de campanhas promocionais no México e na Espanha.
Bismarck Maia fez questão de prestigiar os espaços ocupados pelo Ceará na BNTM 2013. A participação envolveu 13 empreendimentos hoteleiros e representantes da cadeia produtiva do turismo em Fortaleza, Aracati, Beberibe, Crato, Barbalha e Jericoacoara. Chamou atenção a bonita folheteria disponibilizada para os visitantes do evento.
Os cearenses consideraram positiva a participação na bolsa de negócios, levando em conta o bom número de contatos mantidos com operadores e agentes de viagens estrangeiros e de várias partes do Brasil. A gerente geral do Hotel Diogo Fortaleza, Maria Helena Diogo Fraga, integrou a "comitiva cearense" e se disse otimista com os contatos mantidos. Já o diretor da agência de receptivo Ernanitur, Ernani Silva, afirmou ter mantido bons contatos. O proprietário do hotel Jangadas da Caponga, Mamede Rebouças, completou: "Fizemos um bom papel na BNTM 2013".
Mas, o otimismo demonstrado pelos cearenses não foi compartilhado por todos. O dirigente da TAP no Brasil, Mario de Carvalho, crê que Pernambuco terá problemas para organizar a BNTM 2014. Segundo ele, será difícil para a Setur-PE reverter a imagem deixada neste ano pela bolsa na Bahia. "A agenda dos buyers foi totalmente desorganizada", criticou.
Opiniões à parte, um bom público prestigiou o tri-evento em Salvador. O II Salão Baiano de Turismo contou com amplas estruturas voltadas para permitir aos visitantes a descoberta da variedade de destinos que a Bahia possui. Já a II Feira da Abav-BA evidenciou as ações desenvolvidas por membros da entidade e parceiros, como ABIH e Abrasel.
O balanço oficial da BNTM 2013 e os resultados da pesquisa de satisfação realizada pela CTI-NE junto aos participantes deverão ser divulgados somente em maio próximo, por ocasião da reunião em que o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, deverá assumir a presidência da CTI-NE em substituição a Danielle Novis. Seu vice será Renato Feliciano, da Paraíba.
Já está definido que a próxima edição da BNTM, em 2014, será em Pernambuco. Contudo, o local ainda não foi definido. Ipojuca - Porto de Galinhas e Recife são as opções que se apresentam.
FERNANDO BRITO *REPÓRTER
*O jornalista viajou a Salvador-BA a convite da CTI-NE
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário