Porto de Galinhas é ícone de belezas e atrações sem fim. Muito badalado, é o quinto destino mais procurado do Brasil e o primeiro de Pernambuco. É um lugar inesquecível e os motivos para conhecer o balneário não faltam. São inúmeras as razões, mas há as chamadas Top 10.
O primeiro mandamento da lista para quem visita o balneário mais badalado de Pernambuco é conhecer as piscinas naturais. Elas são comuns em todo o litoral nordestino. Mas, em Porto de Galinhas ficam mais próximas da costa, a cinco minutos da praia em um percurso de jangada.
A sensação nas piscinas é a de estar em um aquário cheio de peixes coloridos. Algumas ficam tão próximas que é possível explorá-las a pé na maré baixa, com o cuidado de usar sandálias por causa dos ouriços. O passeio é oferecido pela Associação dos Jangadeiros, na Praça das Piscinas Naturais.
Outra beleza natural imprescindível é o Pontal de Maracaípe. É no local que as águas do Rio Maracaípe se encontram com o mar. Apesar de, à primeira vista, parecer apenas um lugar para contemplação, o Pontal oferece muitas atividades e fica difícil escolher por onde começar.
Maracaípe propõe aulas de kitesurf, stand up paddle e passeios de caiaque e de jangada pelos manguezais, habitat natural dos cavalos marinhos. Perfeito para assistir ao pôr do sol, o lugar também tem badalação noturna na Vila de Todos os Santos, um complexo de bares e restaurantes.
Duas organizações não-governamentais: a Ecoassociados, que trabalha na conservação de tartarugas, baobás (árvore de origem africana) e recifes de corais, e o Projeto Hippocampus de biologia, cultivo e preservação de cavalos-marinhos, merecem a visita.
Num passeio descontraído, é possível aprender sobre a vida e a reprodução naquele espaço, conhecer detalhes sobre as tartarugas marinhas e, ainda, admirar diversos tipos de cavalos-marinhos expostos em aquários. As duas organizações realizam um trabalho sério tanto para visitantes quanto para a comunidade local. A diversão é garantida.
Veraneio em Pernambuco
A praia fica a 70 quilômetros do Recife e é considerada um dos mais belos cenários de Pernambuco
O mar límpido e cristalino é o principal ponto de encontro de turistas e nativos em Porto de Galinhas, um cenário ímpar que faz o visitante sempre retornar para curtir ainda mais os muitos atrativos do paraíso pernambucano fotos: divulgação/setur-PE
Uma das mais conhecidas e belas praias do Nordeste brasileiro, Porto de Galinhas fica localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco. Sua fama advém, sobretudo, de suas belezas naturais. São piscinas de águas claras e mornas, formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca, coqueirais e muito mais.
Inicialmente, a praia era conhecida como Porto Rico por conta da abundância de pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, foi o principal ponto de comércio de escravos ilegais no Nordeste brasileiro. Em muitas ocasiões, os negros chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d´angola.
A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase "tem galinha nova no porto!". Dessa forma, a praia de Porto Rico ganhou o nome de Porto de Galinhas. Sua beleza ultrapassou séculos e mantém-se incólume. Não por ocaso, o lugar foi eleito pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, a "Melhor Praia do Brasil" por dez vezes consecutivas.
Porto de Galinhas permaneceu como local de veraneio dos senhores de engenho e porto pesqueiro até a década de 1960, quando foi descoberta pela classe média e passou a ganhar, aos poucos, a projeção que a transformou num dos balneários mais conhecidos do Brasil. Ali, tomar banho de mar nas belas piscinas naturais, desfrutar do típico passeio de jangada ou aventurar-se num intrépido bugre são só algumas das muitas atrações para quem chega.
O principal destino pernambucano pode ser visitado durante todo o ano com comodidade. Contudo, levando em conta o clima, o melhor período para viajar até lá vai de setembro a abril, quando as chuvas são menos frequentes e as temperaturas mais altas.
De qualquer forma, o destino é muito procurado por turistas de todos os cantos do mundo, sobretudo os surfistas. Por sinal, para quem gosta de passeios radicais, a dica é praticar mergulho em Porto de Galinhas. Os recifes de corais, as formações rochosas e os navios naufragados são as atrações que o visitante pode ver apenas debaixo d´água.
A melhor época para mergulho vai de outubro a março, quando as condições de visibilidade da água chegam a dez metros nos recifes próximos à praia e a 25 metros em mar aberto. Na região, há opções como o mergulho livre feito com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, o de batismo com instrutores e guias e cursos básicos, avançados e de especialidades, que são oferecidos por várias operadoras de mergulho.
O mar é mesmo o grande chamariz de Porto de Galinhas, onde uma diversidade de praias aguarda os visitantes, desde aquelas com águas serenas, ideais para um banho, como Muro Alto; até as mais badaladas, como a praia da Vila. Também existem praias com águas mais agitadas, ideais para a prática do surfe e kitesurf. Escolha a que melhor combina com você. Pode ser Gamboa, Cupe, Vila, Muro Alto, Macaraípe, Enseadinha, Serrambi, Cacimbas ou Toquinho.
As piscinas naturais de Porto de Galinhas são opção para diversão em família e encantam pelas muitas cores dos peixes e a variedade de espécies marinhas. Elas estão espalhadas pelas praias do lugar, que revelam diferentes atrativos
Depois de tanta atividade, quando bater aquela fome, vá ao Beijupirá, cujo nome do restaurante é o mesmo de um peixe de águas profundas, nativo do litoral pernambucano. Especialidade da casa, o peixe é preparado na chapa e servido com molhos de frutas tropicais, como pitanga e manga.
Experimente também o menu de pratos internacionais do Domingos Restaurante, que utiliza ingredientes diferentes do padrão da vila, como o avestruz, pato, foie gras, cordeiro e perdiz, sem deixar de lado os pescados e frutos do mar.
À noite, sobram opções de barzinhos e baladas em Porto de Galinhas, como o Bar Birosca da Cachaça, ótimo para apreciar uma boa música eletrônica. A casa noturna é a mais badalada da vila. Com capacidade para 200 pessoas, o espaço tem DJs que tocam as músicas do momento e de vários estilos.
Para entrar no clima nordestino, a Lua Morena oferece o autêntico forró pé de serra, com banda ao vivo e instrutores de dança. A casa tem capacidade para receber 400 pessoas distribuídas nos dois andares abertos e arejados. Os DJs e as bandas de forró divertem a todos.
Por fim, para levar uma lembrança da viagem, vale um passeio pela Vila de Porto de Galinhas para comprar souvenirs do símbolo do balneário, a galinha, e descobrir a 11ª, a 12ª, a 13ª razão para visitar Porto de Galinhas, que farão você voltar ao destino, muito mais do que a um paraíso.
Hotelaria
Entidade privada sem fins lucrativos, a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts do lugar. O destino pernambucano apresenta oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, oferece esportes náuticos, gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento, tendo conquistado, pela segunda vez, em 2012, o Top of Mind entre as praias do País.
SAIBA MAIS
Localização:
Porto de Galinhas fica a 70 quilômetros de Recife, capital pernambucana
Como chegar:
De carro - Acesso, a partir de Recife, pela rodovia PE 60. Após a passagem por Cabo de Santo Agostinho, tome a Rodovia PE 38 e siga as placas que indicam Porto de Galinhas
De ônibus - A empresa Cruzeiro (0800.812662 e/ou 2101.9000) opera o trajeto Recife/Porto de Galinhas, saindo diariamente do terminal da Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife. Os coletivos também podem ser tomados em uma parada ao lado do Aeroporto Internacional dos Guararapes
Onde ficar:Summerville Beach Resort - (3302-4446 - www.ponteshoteis.com.br/summerville-resort)
Hotel Armação (2126.2160 - http://www.hotelarmacao.com.br/)
Enotel Resort & Spa - (3552.5555 - reservas@enotel.com.br)
Best Western Solar Porto de Galinhas (3552.0000 - http://www.solarportodegalinhas.com.br/) Pontal de Ocaporã (3552.5000 - http://www.ocapora.com.br/)
Village Porto de Galinhas (3552.4200 - www.villageportodegalinhas.com.br Hotel Aconchego do Porto (3075.7767 - www.aconchegodoporto.com.br) Hotel Marupiara (3552.1376 -http://www.marupiarahotel.com.br/) Nannai Beach Resort (3552.0100 -http://www.nannai.com.br/)
Informes turísticos:http://www.pernambuco.com.br/
Secretaria de Turismo de Pernambuco: 3182.8357
http://www.portodegalinhas.tur.com/
http://www.portodegalinhas.com.br/
Pacotes:A CVC e a TAM Viagens têm pacotes para Porto de Galinhas, disponíveis para venda nas agências de viagens e nas lojas das duas operadoras
Código DDD: 81
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário