18/04/2013

Série ´Dossiê Fortaleza´ vence etapa nacional

Diário do Nordeste traçou, em nove reportagens, os principais problemas de Fortaleza

Com a série "Dossiê Fortaleza", o Diário do Nordeste foi o vencedor da categoria nacional do Prêmio Consad de Jornalismo. O anúncio foi feito na tarde de ontem, durante o VI Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília.

A jornalista Luana Lima recebeu, em nome da equipe, o prêmio das mãos do presidente do Consad, Eduardo Diogo, e do diretor do Bradesco, Fernando Tenório

Na semana passada, a equipe formada por cinco repórteres da editoria de Cidade - Ivna Girão, Lina Moscoso, Lêda Gonçalves, Luana Lima e Thiago Rocha - já havia levado o prêmio na categoria regional. Representando o grupo, a jornalista Luana Lima recebeu o prêmio das mãos do diretor do Bradesco, Fernando Antônio Tenório, e os cheques, no valor de R$ 5 mil e R$ 10 mil, pelo prêmio regional e nacional, respectivamente.

Eduardo Diogo, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad) e secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, destaca que a imprensa exerce o papel fundamental de trazer à tona assuntos da mais alta relevância para a pauta, não somente assuntos positivos, mas que sirvam de exemplo.

"Com o intuito de incentivar matérias acerca de gestão pública e mostrando o lado bom, o lado exemplar do que deve ser feito, nós criamos o Prêmio Consad de Jornalismo, que tem a primeira edição neste ano", salientou. Ao todo, 36 trabalhos inscritos, entre os quais foram selecionados os cinco vencedores regionais.

Os trabalhos vencedores foram avaliados por uma comissão formada por representantes de cinco instituições, entre elas a Universidade de Brasília (UnB), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Nacional dos Jornalistas (ANJ), Sindicado dos Jornalistas do Distrito Federal e um representante do Consad, o ex-presidente do órgão, Sérgio Ruy Barbosa.

A série "Dossiê Fortaleza" traçou, em nove reportagens publicadas em janeiro deste ano, os principais problemas da Capital, com o intuito de mostrar os maiores desafios que o novo prefeito teria de enfrentar. O foco foram as Secretarias Executivas Regionais (SERs), onde foi feito uma espécie de termômetro, avaliando pontos como saúde, educação, transporte, saneamento básico e segurança.

Apoio

Presente ao evento, o prefeito Roberto Cláudio parabenizou o Diário do Nordeste e disse que o esforço de coletar o diagnóstico de cada Regional é mais um apoio para que a Prefeitura compreenda quais são as prioridades da Cidade. "É importante dizer que a gente chega com um passivo financeiro de dívidas, de obras inacabadas, mas também com muito desejo de começar a resolver esses problemas", diz.

O gestor explica que esses primeiros dias são "de colocar a casa em ordem". Ele informa que irá iniciar, neste semestre, investimentos prioritários em postos de saúde e creches. Garantiu que funcionará, a partir do dia 15 de junho, o bilhete único.

Sobre questão da segurança do prefeito, Roberto Cláudio explica que se trata de uma lei ordinária para uso de até 12 policiais militares, que, eventualmente, poderão ser utilizados pela Prefeitura. "São até 12 policiais, substituindo os seguranças privados armados, que são caros", esclarece. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário