22/08/2013

Cidade cheia de graça


"Fazer rir é coisa séria". A frase do mestre Chico Anysio guia o trabalho de diversos profissionais do riso. Para celebrar a alegria, começa hoje o V Festival de Humor de Maranguape

Riso fácil, povo alegre, piada na ponta da língua. Não por acaso, o Ceará é conhecido como "Terra do Humor". A "molecagem" está tão presente no dia a dia dos cearenses que os mais importantes humoristas do País - como Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca e o próprio mestre Chico Anysio - são filhos dessa calorosa terra. E, para celebrar o riso, começa hoje o V Festival Nacional de Humor de Maranguape, com programação gratuita e aberta ao público.

Tirulipa participa do evento que contará com humoristas cearenses e comediantes de outros Estados

Cidade natal do humorista Chico Anysio, o município de Maranguape torna-se a capital do humor de hoje a domingo, com programação diversificada e atrações nacionais.

Neste ano, o festival vai homenagear o célebre criador da"Escolinha do Professor Raimundo", quadro cômico exibido durante quase 40 anos, na Rede Globo. "O nosso objetivo é manter viva e preservar a figura de Chico Anysio. Apresentaremos a casa dele, reaberta no mês de maio, com um memorial sobre a vida e a obra do artista. O filho de Chico e também humorista, André Lucas, vai estar o festival na quinta-feira", afirma Márcia Vidal, presidente da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec).

Criado em 2009, o festival recebeu Chico Anysio na segunda edição, em 2010. Foi a última vez que o artista esteve na cidade. Para os fãs do grande mestre do riso, a Prefeitura de Maranguape está preparando uma surpresa: oito humoristas vão realizar uma apresentação coletiva para homenageá-lo. Diversão é a palavra de ordem. Difícil vai ser não cair na brincadeira.

Programação

Como já é tradição, a Praça Capistrano de Abreu será palco para shows de música e de humor durante o evento. Uma das atrações mais aguardadas é o carioca Filipe Pontes, intérprete do personagem Plim Plínio no programa "Zorra Total" e considerado pela crítica o maior imitador do Brasil. Além dele, o cantor pernambucano Reginaldo Rossi - o rei do brega - também se apresenta para o público do festival.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Maranguape, com o apoio da TV Diário, o evento conta com uma programação que promete agradar a família toda.

Filipe Pontes, do "Zorra total", é uma das atrações do festival

Humoristas como André Lucas, Eltom Andrade, Froxilda Fofolete, Aluísio Jr., Rapadura, Ery Soares, o boneco Tizil, Augusto Bonequeiro e a dupla "Dois Abestados", com Tirullipa e Papudim, garantem gargalhadas e molecagem na praça.

A primeira atração sobe ao palco hoje, às 19h30. É a mostra Maranguape em Cena, iniciativa que busca valorizar os artistas do cenário local. Logo depois, a Mostra de Humor apresenta o melhor da comédia brasileira.

Após os shows, a música toma conta da programação. Além dos hits bregas de Reginaldo Rossi, o músico cearense Paulo Façanha e a dupla pernambucana de emboladores Cajú & Castanha animam os moradores e visitantes da cidade durante o festival.

A programação também inclui atividades e apresentações ao longo do dia. A animação começa bem cedo, às 9h, com shows na rodoviária da cidade, hoje e amanhã. Outro ponto de encontro do público com os humoristas será o Mercado de Maranguape. É lá que acontece o Humor de Feira, no sábado.

Criançada

O festival também abre espaço para os pequenos. Para alegrar a meninada tem o Trem da Alegria que vai circular às 10h e às 15h, com destino às escolas municipais. A garotada também poderá participar de oficinas de produção de fantoches. A atividade vai ocorrer na Biblioteca Municipal, de quinta a sábado.

A organização do festival espera receber um público de 35 mil pessoas. E pode ser até que a cidade fique pequena para tanta gente que adora "botar boneco".

Mais informações

V Festival Nacional de Humor de Maranguape
De 22 a 25 de agosto, a partir das 19h30, na Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape. Programação gratuita e aberta ao público. Site: http://festivalnacionaldehumor.com.br/ 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário